4 Dicas para ser bom locutor de rádio online

3 de novembro de 2021

Quer ser bom locutor de rádio online? Nesse conteúdo vamos esclarecer tudo acerca desse mundo e te dar dicas valiosas passadas por locutores experientes no mercado

Aconselho que leia com muita atenção cada parágrafo desse conteúdo e pratique as dicas deixadas aqui, garanto que praticando com afinco em 7 dias é possível ver uma grande diferença na hora de gravar para sua rádio.

A primeira coisa que precisa entender é que para ser um bom locutor de rádio ou radialista é preciso estudar. O conhecimento teórico e prático é o divisor de águas entre os bons e os mais ou menos. 

Por este motivo vamos deixar aqui o conhecimento básico que precisa para iniciar essa jornada do desenvolvimento de uma boa locução de rádio.

O que é preciso para ser um bom locutor?

Se deseja ser o locutor da sua rádio ou futuramente encontrar oportunidades de trabalho em diversos lugares, primeiro, você precisa compreender como é essa área e qual direção pretende se especializar para ter um avanço da sua emissora de rádio. 

Uma vez que você decide se dedicar a ser um bom locutor, mesmo que não tenha a intenção inicialmente de seguir carreira, saiba que esse caminho está sendo aberto para você, então, por que não aproveitar, não é mesmo?

Nós vamos explicar tudo o que precisa saber para ser um bom locutor.

O que é locutor online?

O locutor de rádio online é um profissional com a capacidade de transmitir informações para rádio, TV, cinema e até propagandas. Quando estuda para ser locutor, você não fica restrito apenas a rádio, há muitas possibilidades dentro deste ramo.

E se você não sabe esse profissional também realiza locuções para festas, formaturas, cerimônias e celebrações. Uma função muito importante desempenhada pelo locutor é a gravação de avisos sonoros, por exemplo, a voz do metrô do Rio de Janeiro.

O locutor também pode se desenvolver nas mídias digitais, gravando peças publicitárias para vídeos online, nessa área o locutor é muito procurado. Com esses exemplos você pode enxergar que levando sua rádio online ao sucesso outras portas se abrirão.

O que é ser radialista ?

O radialista é o profissional que atua em mídias que são transmitidas por ondas, como a rádio e a TV. O radialista é um locutor, mas, também pode desempenhar outras funções como ser apresentador de TV, por exemplo.

Qual a diferença entre radialista e locutor ?

O radialista pode ser um locutor e um narrador, assim como possui outras atribuições como a possibilidade de ser apresentador de TV, já o locutor pode ser formal ou informal e fica mais restrito as áreas dentro da locução.

Como ser radialista?

Ser um radialista também é ser um bom locutor e hoje vamos deixar dicas utilizadas por profissionais renomados que vão te ajudar a iniciar essa jornada, mas há algumas coisas que preciso alertar antes.

Para ser radialista é preciso realizar uma graduação de nível superior, a faculdade de jornalismo é indicada e possui matérias apenas de rádio; A faculdade de comunicação social também é recomendada.

E após a faculdade, se você quiser ser bom no que faz e reconhecido é muito indicado os cursos de extensão e até pós-graduação que vai te certificar para alcançar cargos mais altos dentro de uma organização.

Agora vamos as dicas para ser um bom locutor e radialista?!

4 Dicas para ser bom locutor de rádio online

Abaixo deixaremos algumas dicas que vão te ajudar a ser um bom locutor e reconhecido pelo que faz, se sua meta é fazer da sua rádio ou da rádio de outras pessoas, um sucesso, se o seu objetivo é se comunicar da melhor forma com o ouvinte e fidelizá-lo então siga os passos abaixo.

1- Não precisa ter vozeirão

Se ninguém diz que sua voz é bonita ou que você não deveria ser locutor por isso, não se preocupe. Porque não se trata de voz bonita e sim de carisma e técnica, há uma técnica que ajuda você a ter uma boa dicção, essa técnica é composta pelo controle da respiração e a pronúncia clara e natural.

Vou deixar abaixo algumas dicas que vão melhorar sua dicção, saiba que é preciso treino para ter uma pronúncia clara e natural como os locutores famosos que você vê por aí.

2- Grave a sua voz

A primeira lição é pegar um conteúdo qualquer e ler enquanto grava para analisar o que precisa de melhoria, como as sílabas que você não pronúncia. Fala rápida demais ou mesmo palavras que você “come” e não pronuncia na hora que está falando com alguém.

Realize testes na sua voz, falando em diferentes ritmos e expressando emoções. Análise como fica o resultado final e qual ritmo é mais fácil para você manter.

3- Qual o seu ritmo ideal?

Durante o exercício anterior você deve ter percebido qual é o seu tempo de fala, como se concentrar na pronúncia de cada sílaba e consoante, com essas informações você descobre qual o seu ritmo de comunicação, agora só precisa continuar treinando e gravando, mantendo a calma. 

O resultado não precisa sair perfeito amanhã, você só precisa dar um passo de cada vez.

4- Exercício para relaxar a voz

Há um exercício para relaxar a voz muito usado por locutores e pode ser usado por você. Ele vai te ajudar a ter uma pronúncia clara e uma boa dicção no momento de transmitir sua mensagem na rádio.

O som deste exercício transmite uma vibração que relaxa as cordas vocais e te ajuda a ter uma dicção melhor. Esse é só um exercício inicial para ter uma fala clara e limpa. Nós aconselhamos que realize exercícios recomendados por um profissional de fonoaudiologia.

Veja abaixo como praticar o exercício.

Primeiro, bloqueie a entrada de ar, fechando as narinas com os dedos, depois pronuncie o som “hummmm”, como se fosse um zumbido de abelha, com a boca fechada por mais ou menos um minuto. Agora, pause para respirar e depois repita por mais duas vezes essa tarefa.

Fonte: https://taaqui.org

Social Media

MAIS VISTOS

Receba as últimas atualizações

Assine nossa newsletter semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novas postagens e ofertas

DOWNLOADS

Categorias