Para ser um ótimo locutor de rádio é preciso sair do lugar comum, inspirando-se em grandes nomes e traçando um caminho com foco e dedicação. Entre as atitudes esperadas de um locutor de rádio diferenciado está a busca constante por um melhor desempenho.
Inovar é essencial em qualquer mercado, e aqui não é diferente. É importante que o profissional esteja preparado para conseguir atuar com maestria e transmitir informações relevantes e claras aos ouvintes, gerando, assim, uma boa experiência.
1. Busque por qualificação
Não é só o locutor que nota suas próprias deficiências — tanto ouvintes quanto seus colegas são capazes de identificar possíveis pontos de melhorias em seu trabalho. Isso não é nenhum problema, afinal, ninguém é perfeito.
Por esse motivo, estar sempre em busca de qualificação é essencial. Realizar cursos e qualificar-se cada vez mais é de extrema importância para o locutor que pretende progredir na carreira.
Outro caminho paralelo à qualificação de um bom locutor de rádio é a busca por novas referências vocais. Com isso, é importante que o locutor tenha uma análise crítica dos pontos positivos e negativos de outros profissionais.
Qualificação requer treinamento, e algumas coisas podem ser feitas sozinho, basta adotar algumas práticas no dia a dia. O locutor de rádio pode, por exemplo, gravar e ouvir suas leituras para conseguir identificar seus maiores pontos fortes e, consequentemente, os pontos de melhoria.
É essencial que o profissional se permita errar. Entretanto, faz parte da qualificação aprender com esses erros. É um exercício de autoconhecimento, e é possível praticá-lo testando novos tons e intensidades de voz, por exemplo.
2. Seja um ótimo entrevistador
Tão importante quanto ter uma excelente dicção, saber o que dizer diante de um entrevistado — deixando espaço para ele se expressar — é algo que todo locutor precisa aprender para alcançar um nível de excelência no seu trabalho.
Para deixar uma entrevista mais fluida e construtiva, é importante seguir alguns passos:
- faça pesquisas: aproveite o tempo com o entrevistado para coletar informações novas, que não são facilmente encontradas em uma busca na internet ou em outros canais;
- prepare suas perguntas: ter um roteiro é essencial para que a conversa seja construtiva e o assunto não se perca. Além disso, essa dica é importante para ajudar o entrevistado a não esquecer de nada;
- determine o ritmo da entrevista: comece por perguntas mais fáceis e leves. Ao longo da entrevista, aumente o nível de complexidade. Assim, o entrevistado fica mais confortável e consegue transmitir as informações com mais transparência;
- ouça: é importante que o entrevistado fale mais que o entrevistador. É necessário se mostrar interessado ao que está sendo dito;
- tenha educação: o entrevistado está cedendo um pouco de seu tempo. É necessário ser gentil e cordial;
- guarde sua opinião: manter a imparcialidade é essencial. Deixá-la de lado pode gerar resultados negativos;
- tenha paciência: o entrevistador não pode se mostrar apressado ou ansioso para o fim da entrevista. Ela deve ser feita no tempo do entrevistado.
Para tudo isso, é preciso estudar técnicas de entrevistas, buscar referências na área e seguir um roteiro que seja, ao mesmo tempo, natural e direcionado para aquilo que os ouvintes da rádio se interessam.
3. Domine a programação da rádio
Cada rádio contém uma agenda de programações, a qual é conhecida pelo seu público e ajuda a fidelizá-los. Assim como seus ouvintes, os membros da rádio — destacando-se os locutores — precisam conhecer a fundo a programação, demonstrando intimidade com o seu espaço de trabalho e transmitindo a identidade da rádio por meio da sua fala.
Logo, para dominar a programação, é fundamental que o locutor de rádio esteja ciente de tudo que acontece dentro da emissora. Inteirar-se dos assuntos da pauta é essencial. Além disso, é interessante saber a sequência das músicas e se informar sobre os entrevistados.
Ter conhecimento das atualidades do mundo também é fundamental. O locutor de rádio precisa ser flexível e dominar uma infinidade de assuntos. Então, acompanhe outras emissoras de rádio e outros canais, como internet, televisão, jornal etc.
4. Busque uma linguagem acessível
A linguagem do locutor é o seu principal instrumento de comunicação. Somada à entonação da sua voz, ela transmitirá a mensagem e garantirá que o público certo tenha sido atingido.
Para transmitir uma mensagem clara ao ouvinte, é importante que o locutor de rádio tenha algumas práticas de cuidado com a voz. Entre elas, recomenda-se o consumo regular de água, a alimentação saudável, e o cuidado com a tosse. Também é importante evitar o ar-condicionado, procurar não gritar e poupar a voz.
Vícios de linguagem também podem impactar negativamente na clareza da comunicação. No processo de qualificação do profissional, deve-se prestar atenção se o uso repetitivo destas expressões estão presentes e, assim, criar os próprios meios de evitá-las. Os exemplos mais comuns são:
- né;
- é;
- tipo assim;
- então;
- aí.
Para isso, é essencial que o locutor tenha uma linguagem acessível, isto é, sem muita complexidade e vocabulário rebuscado, variando sempre de acordo com as características da programação e de seus ouvintes.
5. Construa a sua identidade
Todo locutor tem a sua marca, ou seja, aquilo que o diferencia dos demais e faz com que o ouvinte volte a escutá-lo. As próprias diferenças individuais já criam essa marca naturalmente. Porém, é preciso saber explorar as características que de fato valem a pena cultivar, bem como suprimir as que não são tão interessantes.
A identidade do locutor de rádio está diretamente relacionada à programação que será assumida na emissora. De acordo com sua personalidade, deve-se segmentar sua abordagem adequada, podendo assumir programas de humor, jornalístico, esportivo, radionovela etc.
Isso poderá ser observado tanto por meio da audiência quanto pelo próprio feedback do público, além, é claro, do bom senso.
6. Preocupe-se com o conteúdo
Não é só a forma que um locutor fala que define o quanto ele será bom, um conteúdo de qualidade é decisivo para destacá-lo entre os demais.
A preparação desse conteúdo deve levar em consideração, primeiramente, o que é relevante ao público. Na sequência, deve-se preparar o conteúdo de acordo com a programação da emissora, prezando pela informação segura e clara.
Uma preocupação com o tipo de opinião que ele poderá expor, assim como os assuntos que ele considera relevantes, construirá a sua imagem e cativará (ou não) o seu público, visto que, por ocupar um lugar em um veículo de comunicação, o que ele diz tem um peso maior.
Aqui, é importante destacar que o locutor de rádio atual deve ter uma comunicação flexível. Por meio disso, constituirá parte de um mercado diversificado que demanda uma comunicação assertiva com informações de qualidade.
Aliando essas dicas à rotina de trabalho, com esforço e dedicação, é possível ser um ótimo locutor de rádio, adequado à constante evolução desse veículo de comunicação.
Fonte: https://teletronix.com.br/
Editado por: Jabez