7 curiosidades sobre a América Latina

25 de julho de 2021

Foi viajando que eu descobri dezenas de curiosidades sobre a América Latina. Afinal, além de conhecer novos lugares e pessoas, ao viajar aprendemos muita coisa que não nos ensinam na escola.

E nem me refiro a questões de autoconhecimento e outras descobertas pessoais que podemos nos dar conta durante uma viagem. Mas sim, sobre fatos históricos, políticos, culturais ou curiosidades que, depois que descobrimos, percebemos o quanto somos desinformados sobre muitas coisas.

E isso é natural, afinal, por mais tempo que passamos estudando, certas descobertas veem ao acaso. Além disso, pelo menos durante os meus tempos de escola, pouco era falado sobre a América Latina.

As informações sobre o nosso continente eram tão escassas ou superficiais, que eu só fui perceber o tanto de lugares, tradições e histórias que existem por aqui, quando fiz meu primeiro mochilão pela Bolívia e Peru. E, depois disso, os aprendizados só aumentaram.

Inclusive, a cada viagem que faço sempre me surpreendo com algum fato que eu não fazia a menor ideia.

Por exemplo, você sabe em qual país latino americano uma mulher foi eleita pela primeira vez como presidente? Qual o país que não possui exército? Ou ainda, já ouviu falar na Grande Colômbia?

Pois bem, neste post você irá descobrir estas e muitas outras curiosidades sobre a América Latina.

1- As capitais mais altas do mundo

Duas capitais latino americanas ocupam as primeiras posições mundiais quando o assunto é altitude.

La Paz, na Bolívia, é a única capital nacional que está acima dos 3.500 metros de altitude.

A segunda colocada – Quito, no Equador – não chega nem perto disso: está a “apenas” 2.850 metros acima do nível do mar.

O Top 5 das capitais mais altas do mundo é completado pelas cidades de Thimphu (Butão, 2.648 metros), Bogotá (Colômbia, 2.625 metros) e Addis Abeba (Etiópia, 2.355 metros).

Vale lembrar que quando você for viajar para algum destes destinos – ou qualquer outro com altitude elevada – é natural sentir um desconforto nas primeiras horas ou, até mesmo, durante os primeiros dias.

Portanto, fazer uma boa aclimatação é essencial para que você não tenha a viagem arruinada pelo temido mal de altitude.

2- O lago navegável mais alto

O posto de lago navegável mais alto do mundo também é ocupado por um latino americano: o Titicaca.

Com a superfície acima dos 3.800 metros, o Lago Titicaca possui profundidade média de 160 metros, com a máxima podendo chegar a 280 metros.

Se acaso você quiser conhecer esta maravilha natural basta arrumar suas malas e partir para a Bolívia ou Peru.

Do lado peruano a cidade de Puno é a mais indicada para se aventurar nas águas do lago. Na Bolívia, a pequena Copacabana funciona como base para que você se encante com as paisagens da Isla del Sol.

3- A cachoeira com maior queda d’água do mundo

Mais um mundial conquistado pela América Latina, desta vez, na categoria cachoeira com a maior queda de água. Salto Angel, na Venezuela, possui 979 metros sendo que 807 são de queda livre.

4- O prédio mais alto

Desde 2015 é possível ter uma vista de 360° de Santiago, no Chile, através do mirante mais alto da América Latina.

Do alto dos seus 300 metros e 62 andares, o Sky Costanera se tornou um daqueles lugares que não pode ficar de fora durante uma viagem pela capital chilena.

5- A primeira mulher que foi eleita presidente

A primeira mulher a assumir a presidência de um país na América Latina foi María Estela Martínez de Perón, em 1974 na Argentina. Após a morte do então presidente Juan Domingo Perón, coube a ela – que era sua esposa e vice presidente – assumir o governo do país. Seu mandato foi interrompido em 1976 por um golpe militar.

Quase vinte anos depois, em 1990, finalmente tivemos a primeira mulher eleita na América Latina: Violeta Chamorro governou a Nicarágua até 1997.

6- O país sem exército

Além de ter a expressão “Pura Vida” como cumprimento e possuir cerca de 25% de todo o seu território protegido por leis ambientais, há outro fato muito curioso sobre a Costa Rica: desde 1949 ela não tem exército.

Aliás, a formação de uma nova força armada regular é proibida pela constituição do país. A segurança pública é feita apenas por grupos de segurança.

7- O país com mais Patrimônios da Humanidade

O México é o país latino americano com mais lugares declarados patrimônios da humanidade pela UNESCO: 34 no total.

Dentre eles estão alguns destinos muito visitados pelos turistas, como as ruínas de Chichén Itzá, Palenque e Teotihuacan. Outros que não costumam ser tão explorados mas que podem surpreender é o centro histórico de Campeche e o sítio arqueológico de Uxmal.

Já o Brasil, é o segundo colocado em número de patrimônios da humanidade na América Latina e possui 20 lugares reconhecidos pela UNESCO. Os centro histórico de Ouro Preto, Salvador, Olinda, Goiás, São Luís e a região de preservação no Pantanal são alguns deles.

Fonte: https://www.voltologo.net

Social Media

MAIS VISTOS

Receba as últimas atualizações

Assine nossa newsletter semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novas postagens e ofertas

DOWNLOADS

Categorias