Como identificar oportunidades de conteúdo para rádio

6 de maio de 2020

Um aspecto muito importante e de preocupação diária para uma emissora é saber quais assuntos falar. Um bom conteúdo para rádio aborda temas atuais, explica polêmicas e aprofunda as notícias mais faladas do momento.

Mas para falar com propriedade, é importante pesquisar e apurar muito. Assim, você consegue credibilidade entre a audiência e concorrência. Quer saber como, fique até o final desse post.

Qual a importância do conteúdo para minha web rádio?

O conteúdo é o ponto central da sua programação, aquilo que vai dar um direcionamento a ela e que ajudará você a abordar subtemas relacionados. É por meio dele que sua web rádio vai ganhar credibilidade e ser reconhecida pelo público.

Mesmo que a sua emissora tenha um tema principal notícias, por exemplo), o conteúdo deve ser atual e bem pesquisado. Traga notícias de interesse do público e que sejam de acordo com a linha editorial que você escolheu. Assim, a emissora torna-se referência sobre o conteúdo, ganha relevância entre público e concorrência e, principalmente, evita as famosas “barrigadas” jornalísticas, que tornam qualquer veículo descredibilizado.

Para que você saiba qual conteúdo é ideal para sua web rádio, é importante conhecer bem seu público-alvo.

Persona

Para saber o que o seu ouvinte quer ouvir, você precisa conhecê-lo. A persona é um arquétipo do seu ouvinte ideal. Para montá-lo, você deve responder algumas perguntas:

  • gênero (masculino, feminino ou neutro);
  • classe social;
  • grau de escolaridade;
  • local de residência;
  • hobbies;
  • trabalho;
  • tempo gasto na internet;
  • maneira de consumir a internet;
  • principais influenciadores;
  • personalidade;
  • comportamento online e offline;
  • se mora sozinho ou com a família;
  • quais os problemas essa persona costuma enfrentar diariamente.

Por mais que essas informações de primeira pareçam inúteis, elas ajudam a entender qual conteúdo de rádio seu ouvinte quer consumir e, assim, montar sua programação para atrai-lo. Quanto mais você conhecer sua persona, mais assuntos terá para cativá-la.

Mantenha-se bem informado

Não tem como falar sobre atualidades se você não souber o que está acontecendo no momento. Ouça rádios convencionais e online, leia jornais impressos e suas versões web, assista à televisão. Visite redes sociais e veja quais são os assuntos mais abordados por seus amigos. Veja aquilo que você deseja levar para a rádio e faça uma boa pesquisa para explicar o tema com clareza ao público.

Lembre-se da apuração

Como já dissemos, a apuração é essencial no conteúdo voltado para rádio. É por meio dele que sua rádio não vai fornecer informações equivocadas.

Quando quiser falar sobre um assunto, não use apenas o primeiro resultado da pesquisa. Sempre procure por várias fontes diferentes e veja se as informações batem. Fale também com pessoas diretamente envolvidas e que sejam referências no assunto.

Agora que você sabe da importância de conhecer seu público-alvo e de apurar bem os assuntos, precisa saber onde encontrar conteúdo para rádio. Veja nossas sugestões a seguir.

Pautas mais comentadas nas redes sociais

Sua rádio é online, portanto tem mais do que a obrigação do que falar sobre as pautas mais abordadas nas redes sociais. Veja quais foram as principais notícias faladas no Twitter, as polêmicas no Facebook e no Instagram e até as mudanças feitas recentemente nessas redes.

Veja também as sugestões que sua audiência deixa nos comentários e na caixa de mensagem das suas redes sociais. Você pode tirar muitas pautas relevantes e de acordo com o gosto dela. Para isso, atualize-as constantemente, faça posts pedindo sugestões, crie enquetes e hashtags e interaja com seu público por meio delas.

Lembre-se de não só solicitar, mas de responder aos comentários. Os mais populares devem ser prioridade na sua lista de pauta.
Ter vários canais de comunicação atrai públicos e sugestões diferentes. Não se esqueça disso e trabalhe nas suas mídias.

Assuntos polêmicos

Temas polêmicos são importantes porque um bom veículo de comunicação deve abordar tabus. Em vez de falar apenas sobre um lado da questão, opte pela neutralidade e traga prós e contras sobre o assunto. Mesmo que a rádio tenha uma opinião concreta sobre a questão, sempre deixe oportunidade para o debate e argumentos contrários. Assim, sua emissora discute o assunto e mostra que está sempre aberta ao diálogo.

Sempre que possível, traga convidados para falar sobre a polêmica, principalmente especialistas e envolvidos diretamente no assunto. Eles trarão argumentos sólidos, e não apenas achismos.

Temas mais falados no período

Política, atualidades, televisão e tudo o que foi falado nos principais veículos de comunicação devem ser falados e explicados na sua rádio online. Aproveite a possibilidade que a rádio online tem de abordar um assunto com mais profundidade, apontando dados, trazendo informações apuradas e opiniões de especialistas e do público.

Aproveite para fazer um link com sua audiência e interagir com ela ao vivo.

Sugestões enviadas por e-mail

Seu site e blog devem ter um campo de contato ou um endereço de e-mail bem visível. Por meio dele, os ouvintes podem enviar opiniões, dúvidas e críticas sobre sua programação. Esse endereço deve ser diariamente visitado, pois da mesma forma que as redes sociais, esse campo vai proporcionar muitas sugestões de assunto.

Grupo de discussão no WhatsApp

Sua web rádio tem um grupo no WhatsApp? Por que não aproveitar os assuntos mais falados por seus ouvintes? É um momento de ver pessoas que realmente gostam da sua emissora dissertando sobre aquilo que mais as interessa e que desejam ouvir na sua programação.

Se sua rádio online não tiver um grupo, ofereça um número para que elas enviem sugestões e críticas. É uma ótima maneira de manter um vínculo com seu ouvinte. Para facilitar, o WhatsApp tem agora uma versão Businesss, voltada para atender às necessidades de pequenas empresas.

Uma emissora de credibilidade oferece assuntos de interesse do seu público, e um bom conteúdo para rádio online deve ser pesquisado, apurado e detalhado em sua abordagem. Lembre-se que ele é o principal produto da sua programação, portanto deve ser tratado com muito cuidado. Ofereça sempre o melhor e torne-se referência para os ouvintes.

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Caso ainda não tenha uma rádio online para aplicar o que aprendeu com essa postagem, crie uma web rádio completa agora mesmo na melhor plataforma de Streaming do Brasil!

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