Como se tornar um locutor de rádio: Segredos revelados

6 de dezembro de 2021

Você quer se tornar um locutor de rádio? Se você tem uma voz para o rádio, então você está no lugar certo! Siga estes segredos sobre como conseguir sucesso na indústria de rádio.

5 regras de rádio que você deve seguir

Temos algumas sugestões que você deve tentar. Aqui estão nossas 5 regras de apresentação de rádio:

  • Prepare-se de antemão: tentar manipular muitas coisas ao mesmo tempo pode resultar em erros. Estruture seu tempo preparando-se de antemão para que você possa produzir os melhores shows possíveis.
  • Seja autêntico: as pessoas gostam de ouvir os apresentadores que são genuínos. Seja orgulhoso de quem você é e de onde você veio. Você não pode apelar para todos, mas pelo menos sua autenticidade e transmitir confiança.
  • Fale com uma pessoa: interaja com seus ouvintes apresentando seus programas como se estivesse falando com um amigo. Por exemplo, “Espero que você tenha um bom final de semana! Nós temos algumas faixas incríveis chegando em breve, então fique ligado!”
  • Tenha algo a dizer: ninguém quer ouvir uma pessoa chata. Como uma personalidade de rádio, você deveria ter algo a dizer. Seja apaixonado no ar para se envolver com seus ouvintes.
  • Ouça a sua apresentação: Depois de ter terminado uma transmissão, volte e ouça o que foi dito. O que correu bem e o que não aconteceu? Resolva estes problemas da próxima vez que estiver no ar.

Isso não é tudo! Aqui tem um mais dicas de como começar a trabalhar na rádio e algumas dicas de Técnicas Vocal para aquecer e treinar a sua voz.

Como famosos apresentadores de rádio começaram

Nós todos temos que começar em algum lugar. Famosos apresentadores de rádio eram todos desconhecidos, então é interessante ver como eles invadiram a indústria de rádio e os caminhos que eles tomaram.

Por exemplo, o famoso locutor e apresentador da rádio e TV, Gil Gomes que descobriu sua vocação tentando corrigir sua gagueira e para isso ele tentava imitar os locutores esportivos que ouvia pelo rádio. Foi então que ele recebeu um convite para ser o locutor nas quermesses da igreja, onde descobriu que a comunicação era a sua vocação.

Aos 18 anos, em uma dessas quermesses Gil Gomes recebeu o convite para seu primeiro emprego na Rádio progresso, como locutor esportivo. Conseguindo conquistar seu primeiro espaço no rádio, durante anos Gil Gomes passou por diversas rádios até chegar à Rádio Marconi onde largou a locução esportiva. Contudo ao ingressar na Rádio Marconi, passou a integrar o departamento de jornalismo, onde assumiu a chefia no fim dos anos 60.

Em 1968, casualmente nasce o repórter policial Gil Gomes. Por telefone, realizava entrevistas com políticos. Quando durante um dia de trabalho na rádio, soube de um caso de agressão sexual que ocorria no edifício onde a rádio estava instalada. Contudo rapidamente pegou os equipamentos necessários para a transmissão e resolveu fazer a cobertura do caso ao vivo. A Rádio Marconi obteve uma super audiência durante a cobertura do caso e foi onde Gil decidiu seguir caminho.

Torne-se um locutor de rádio para sua estação local

Rádio local é onde as personalidades de rádio mais famosas começaram. Você também deve se propor a esse tipo de trabalho. Seja na estação local, uma Rádio Online própria, na faculdade ou na rádio comunitária.

Candidate-se ao trabalho em uma pequena estação de rádio, mesmo que seja nos bastidores e voluntária. Estações estão procurando pessoas experientes. Se você é novo no setor de rádio, tente se destacar. Por exemplo, Gil Gomes citado acima foi além para conseguir seu emprego dos sonhos na indústria da mídia, conseguindo alcançar o sucesso em sua carreira.

Ter a sua rádio própria online também é uma ótima opção para quem deseja crescer, pois você terá todo espaço para poder mostrar o seu trabalho e seu conhecimento. O inicio de uma rádio online não ser tão fácil como imaginamos, mas com dedicação você é capaz de alcançar o sucesso. De acordo com o crescimento da sua rádio, ela ganha mais visibilidade para parceiros e patrocinadores.

Quem procura seu espaço em alguma emissora sabe que as estações de rádio recebem centenas de telefonemas e e-mails por dia. Se você está entrando em contato via e-mail, mantenha-o amigável e direto ao ponto, tente algo como:

Oi Roberto,

Estou procurando trabalho na sua emissora e queria saber se tem algum papel disponível?

Eu sou locutor a 2 anos, tenho experiência em minha própria rádio online que se conhecer, chama Rádio Hits Online.

Sou responsável pela programação ao vivo e seleção das músicas. Tenho experiência com gravação e edição de vinhetas e locução publicitária.

Confira algumas coisas que produzi aqui: www.radiohistonline.minharadio.com (rádio fictícia)

Deixe-me saber o que você pensa.

Obrigado
Marcelo Silva

Um pequeno e simples e-mail mostra seu ponto de vista. Mencionar experiências passadas ou habilidades mostra que você tem valor para a estação. Dependendo de quem você contatar, sua abordagem pode ser diferente, então pesquise a estação de rádio e a pessoa antes de entrar em contato.

Qualificações, Certificações e Bacharelado

Será que vale a pena fazer um curso de locução? Pois não há qualificações específicas para se tornar um locutor de rádio. Você pode estudar qualquer coisa e ainda acabar no rádio, mas ajuda se você entrar na área certa.

Cursos de comunicação é um dos melhores caminhos para conseguir desenvolver uma carreira no rádio. Por exemplo, você pode procurar cursos de locução, seja ele online ou presencial, Comunicação de Rádio e TV. Diversos locutores experientes vendem cursos online, com diversas dicas para melhorar a sua dicção durante a locução, como se portar durante uma programação ao vivo, como estruturar os programas, entre outras.

Mas para aqueles que procuram uma formação acadêmica, o melhor caminho são as faculdades que oferecem cursos na área da comunicação, como Comunicação Social (Rádio e TV), Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Cinema (Audiovisual) etc. É possível encontrar esses cursos facilmente em diversas faculdades por todo Brasil. Algumas faculdades oferecem esses cursos em EAD (Educação a distância).

Crie a sua própria rádio online

Costuma-se dizer que a imitação é a forma mais sincera de lisonja. Ouça as estações de rádio de que você gosta, copie-as por algum tempo e desenvolva um estilo único em seu próprio programa.

Mas se você não tem um programa em uma estação de rádio local, crie a sua própria rádio online. Com a Maxcast você pode transmitir ao vivo e automatizar shows para quando ninguém está por perto. Use-o como uma ferramenta para praticar suas habilidades e mostrar grandes estações de rádios que estão em busca de talentos.

Não há necessidade de equipamento caro ou uma configuração complexa. Portanto você pode começar sua própria estação de rádio em casa em minutos. Aqui está tudo o que você precisa saber para criar a sua rádio agora mesmo.

Desenvolver conexões profissionais

Não há uma rota única para a indústria de rádio, mas ajuda se você conhece as pessoas certas. Desenvolva suas conexões e construa uma reputação profissional.

Alguns dos locutores de rádio mais conhecidos, tem uma longa carreira por causa do networking criado nas rádios em que trabalhou. Mas você que tem a sua própria rádio online, utilizando o Studio Online, você pode convidar outros locutores para participar da sua programação ao vivo. Faça uma convite para um programa com uma participação especial, conceda um programa especial em sua rádio, faça uma entrevista, etc.

Portanto para manter uma boa relação com outros locutores é primordial para você que quer crescer e alcançar uma reputação necessária para obter o seu primeiro passo para maiores oportunidades. Pequenas estações de rádio permitem que você desenvolva conexões profissionais e aprimore seu ofício antes de mudar para coisas maiores e melhores.

Fonte: https://maxcast.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as últimas atualizações

Assine nossa newsletter semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novas postagens e ofertas

Social Media

MAIS VISTOS

DOWNLOADS

%d blogueiros gostam disto: