Fatos curiosos sobre Rádio

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fatos curiosos sobre Rádio
Sempre que leio um arquivo que tenha essa palavra “curiosos”, fico ansiosa pra ler sobre o assunto. Por acaso, amigo leitor, você se considera curioso? Ou, apenas gosta de estar bem informado?Fatos curiosos sobre Rádio

No entanto, ser curioso e estar bem informado acaba que andam juntos. Por isso, trago fatos curiosos sobre Rádio para você ficar ainda mais informado.
Afinal, você sabe tudo sobre o assunto ou pequisa somente o que quer saber?
Fica comigo até o final e, vamos juntos aprender mas um pouco sobre Rádio.

Primeiramente, vamos de estatística  sobre Rádio:
  1. Existem no mundo cerca 1.400.000 emissoras.
  2. O rádio é a mídia número 1 do mundo para consumo de música.
  3. O rádio é a 5ª mídia em investimento publicitário do mundo.
  4. O Brasil é o maior consumidor de aparelhos de rádio do mundo.
  5. 680.000 pessoas trabalham direta e indiretamente com rádio no nosso país.
  6. O Brasil tem cerca de 9.180 emissoras oficiais (entre AMs, FMs e Comunitárias), perdendo em quantidade apenas para os Estados Unidos.
  7. 51.568.000 de residências brasileiras possuem ao menos um aparelho de rádio em casa. Na Região Sul, 93,4% das residências possuem aparelho.
  8. 73.000.000 de telefones celulares brasileiros sintonizam rádio.
  9. Rádio conquistou 3.300.000 ouvintes nos Estados Unidos em 2010.
  10. No Reino Unido, onde moram 62.200.000 pessoas, existem 140.000.000 de aparelhos de rádio.

Embora esses dados tenham alterado um pouco desde a última pesquisa, vale a pena ter uma certa noção sobre esse assunto, mesmo por que esses números crescem ano após ano.
Enquanto esses números crescem, vamos ver outros fatos curiosos sobre Rádio. Além disso, saber sobre as primeiras experiências em radiodifusão.

Você sabia?

1. As primeiras experiências em radiodifusão no Brasil foram feitas em 1892 pelo padre gaúcho Roberto Landell de Moura, em Campinas, São Paulo.

2. A primeira transmissão radiofônica nacional ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante uma exposição comemorativa pelos 100 anos da Proclamação da Independência. O então presidente Epitácio Pessoa foi o primeiro a testar o sistema e realizou um discurso veiculado por 80 alto-falantes.

3. Em 1º de março de 1932, Getúlio Vargas assinou um decreto-lei permitindo a veiculação de propaganda pelo rádio.

4. Roquette Pinto e Henry Morize fundaram a primeira rádio do país em abril de 1923. Ela se chamava Sociedade do Rio de Janeiro.

5. “A Voz do Brasil” foi instituída em 1935 e, 3 anos depois, passou a ser transmitida em rede nacional. No início, além dos pronunciamentos de Getúlio Vargas e de seus aliados políticos, o programa também apresentava cantores populares. A abertura da ópera “Guarani”, de Carlos Gomes, servia de vinheta do programa.

6. A primeira rede nacional de rádio foi organizada por Getúlio Vargas, no dia 10 de novembro de 1937, para anunciar a criação do Estado Novo.

7. A primeira rádio-novela foi ao ar em 1941 pela Rádio Nacional. Chamava-se “Em Busca da Felicidade”, escrita pelo cubano Leandro Blanco e patrocinada pelo creme dental Colgate.

8. O noticiário “Repórter Esso” fez sua estreia em 1941, transmitido pela Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, e pela Rádio Record, de São Paulo.

9. O locutor era Heron Rodrigues. Foi o primeiro noticiário de rádio que fazia mais que apenas ler o jornal impresso.

10. Os dois bordões que ficaram mais famosos foram “O primeiro a dar as últimas” e “Testemunha ocular da história”. Parou de ir ao ar em 31 de dezembro de 1968, com o locutor às lágrimas se despedindo do público.

Certamente isso foi muita informação, e também vai te ajudar ainda mais, porque informação nunca é demais...”acho que já falei uma vez por aqui”, enfim, espero que seja útil pra você.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem cotas!

No momento estamos sem cotas para contas grátis!
Quer ser avisado quando abrir novas cotas?
Inscreva-se informando os dados a baixo, outra chance como essa só daqui a 7 dias!
INSCREVA-SE
Fechar