Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Momo
A princípio, vamos entender o significado da palavra “Momo”.

No teatro: Entre os gregos e os romanos, ator que interpretava uma peça familiar e burlesca.
Na artes: Gênero de comédia em que o ator representa por meio de gestos a ação e os sentimentos; mímica, pantomima.
No figurado: Trejeitos grotescos ou ridículos; momice. Dito que zomba algo ou alguém; escárnio, zombaria.
No antigo: Farsa em que se ridicularizavam os costumes da época; ator que representava nessas peças.

Contudo, nenhum desses me pareceu bom.

Mas, como surgiu toda essa estória?

Momo é um apelido dado à escultura de uma jovem mulher com longos cabelos negros, grandes olhos, um largo sorriso e pernas de pássaro.Momo

Porém, no ano passado (2018), sua imagem ficou associada a uma lenda urbana envolvendo um número de telefone do WhatsApp que envia mensagens perturbadoras.

Após o alerta sobre a Momo, a estranha criatura sumiu da internet por alguns meses, retornando em fevereiro de 2019, desta vez ligada a um desafio virótico que surgiu no WhatsApp.

Desafio

O desafio é bem parecido ao antigo “Desafio da Baleia Azul”, que foi acusado de promover suicídio e atos de violência entre crianças em todo o mundo.
Para nós, adultos pode parecer piada, mas infelizmente isso tem afetado, e muito, as nossas crianças. E, nós pais, precisamos com urgência ficar mais atentos quanto a isso.
Deixar crianças muito tempo envolvida com mundo virtual, pode ser muito perigoso.

Voltando a Momo, sua imagem não é uma pessoa, muito menos um espírito. É uma escultura que depois foi exposta em um museu localizado no distrito de Ginza, em Tóquio.
Vanilla Gallery, como é conhecido, faz exposições de arte alternativas e aterrorizantes.
Em 2016 eles abriram uma exposição sobre fantasmas e espectros, na qual esta escultura humanoide de “mulher-pássaro” se destacou.

Muitos visitantes foram ao local para tirar fotos com esta escultura perturbadora, que posteriormente foi utilizada por alguém de muito mau gosto, para amedrontar pessoas na Internet.

Como funciona essa terrível “interação” da Momo?

Quando alguém compartilhou um número de telefone (+81*********) dizendo que, supostamente, era um número amaldiçoado.

Então, você adiciona ou entra em contato com ele, aparece a imagem da Momo.
O código (+81) indica o telefone pertencente a alguém no Japão, e a mensagem que acompanha o perfil da Momo é “人 々 は 私 を L と 呼 び ま す” que significa “As pessoas me chamam de L”, em japonês.

O desafio não era apenas adicionar o número de telefone, mas falar com ele. Vários internautas decidiram escrever para tentar a sorte, mas o que encontraram não foi nada agradável.

Entre as histórias que são contadas sobre as pessoas que escreveram para Momo, está o fato de que aparentemente essa pessoa sabia sobre suas vidas.

“Momo” tinha informações sobre amigos próximos, lugares frequentes e certas atividades. Outras pessoas descreveram que receberam ameaças ou mensagens aterrorizantes.

Objetivo

Uma das variantes do desafio é de conversar com ela às 3:00 da manhã, que é supostamente o “horário dos demônios”.
Também não se pode deixar que ‘Momo’ escreva mais de duas vezes seguidas, e também não se deve repetir as mensagens enviadas à ela. Caso contrário, você poderia sofrer uma morte terrível.

O real objetivo da pessoa que se diz ser Momo, é coletar o máximo de dados da pessoa, por isso, não adicione e nem converse com esse número.
Por outro lado, o “Desafio da Momo” que iniciou em 2019, tem apresentado um risco real para crianças e está colocado os pais em alerta.

A volta da momo em 2019 trouxe junto uma polêmica que envolve o YouTube, YouTube Kids e o jogo online Fortnite.
Alguns usuários começaram a relatar a presença da imagem perturbadora da Momo em alguns vídeos encontrados no site, e aparecendo em jogos.

O YouTube lançou uma nota dizendo que não foram encontradas evidências reais do desafio em sua plataforma. Porém, a empresa encorajou que as pessoas denunciem caso encontrem vídeos contendo o “desafio da Momo”.

Portanto, visto tudo isso, não vamos deixar ser influenciados por algo tão banal, como a Momo. Assim, não seremos vítimas de algo tão estúpido.

Enfim, cabe a nós, pais e responsáveis, observar minuciosamente nossas crianças. Dar um pouco mais de atenção à elas é um bom começo.
Então isso, eu fico por aqui e te aguardo no próximo post, até lá!

” Ensina a criança no Caminho em que deve andar,

e mesmo quando for idoso não se desviará dele!”

Provérbios 22:6

Deixe uma resposta

Comunidade
  • Hans Designer