CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Qual formação profissional necessária para ser locutor de rádio?

Compartilhar

Por mais interessante que seja uma programação, a emissora precisa ter um locutor de rádio competente para chamar a atenção dos ouvintes. Este profissional é o elo entre a estação radiofônica e o público. Por isso, ele exerce um papel de extrema importância para manter a audiência em um bom nível. Além de uma voz agradável, é necessário ter muito conhecimento do que pretende expor ao público. Dessa forma, terá mais condições de apresentar uma boa performance e obter resultados expressivos. Neste post, vamos mostrar como está o mercado de trabalho para locutores e dicas para ter uma formação profissional de alto nível. Confira!

Entenda como está o mercado para locutor de rádio

De acordo com a Lei 6.615/1978 foi regulamentado o cargo de locutor de rádio. Ela definiu as atividades de trabalho desse profissional, que são:

  • anunciador: realiza a leitura de texto nos intervalos dos programas;
  • apresentador: responsável por apresentar os programas, fazer entrevistas e interagir com os ouvintes;
  • comentarista esportivo: faz comentários relacionados a eventos esportivos;
  • esportivo: pode narrar e comentar jogos de várias modalidades esportivas e participar de mesas-redondas;
  • noticiarista de rádio: lê o conteúdo dos programas de notícias;
  • ​e locutor entrevistador: tem a incumbência de fazer entrevistas e de narrar acontecimentos.

Veja onde estão as oportunidades de trabalho

A instabilidade econômica, a escassez de vagas e o aumento da qualificação da concorrência fazem com que a disputa por um emprego de locutor de rádio seja bastante acirrada. Ao passo que, as chances de conquistar uma oportunidade abrangem emissoras radiofônicas de pequeno, médio e grande porte, além de segmentos temáticos (juventude, religião, jornalismo, entre outros). Atualmente, as rádios comunitárias são uma boa alternativa para quem está entrando no mercado, porque estão em expansão por todo o Brasil. É possível, também, conseguir uma posição de destaque atuando em uma rádio online, cuja programação pode ser desenvolvida através de sistemas e acessada pelo público através de computadores e dispositivos móveis.

Fonte: https://maxcast.com.br/

Tags::

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.