Dicas de um ortopedista para combater a má postura no home office

13 de abril de 2020

Muitas pessoas deixaram de trabalhar fora de casa por causa da epidemia do covid-19, tendo, assim, que trabalhar como home office. Nesse caso, precisam ter uma atenção redobrada à sua coluna , que pode ser muito prejudicada se tiver uma boa postura.

Cadeira, mesa e computador que eram ótimos para um trabalho esporádico nem sempre são os adequados quando a ideia é usá-los por horas, dia após dia. Muitas vezes aparecem dores com as quais não estávamos acostumados. Mas é possível tornar a adaptação menos prejudicial. “É importante ter consciência corporal”, diz o médico Daniel Baumfeld, mestre e doutor em ortopedia e professor do departamento de aparelho locomotor da UFMG. “Além da dor, a postura incorreta pode ocasionar tendinites, alteração visual do corpo, como um lado ficar mais baixo ou mais alto que o outro, e desvios na coluna.”

Vamos agora as dicas que o médico ortopedista Daniel dá algumas dá para esses tempos de transformações.

1. Tente criar uma rotina.

Temos a tendência de ficarmos mais relaxados em casa, tanto em relação ao visual quanto em relação à postura. Por isso, é importante acordar com tempo de tomar café da manhã, fazer alongamento e vestir uma roupa adequada. “Nada de pular da cama e ir para o “escritório“.

2. Programe paradas regulares.

O ideal é, a cada hora, levantar dez minutos e andar um pouco, ainda que dentro do espaço em que se está isolado. Mas se isso ficar muito difícil, não deixe que o tempo sentado ultrapasse duas horas.
Se está no celular e precisa tomar notas, por exemplo, use fone de ouvidos ou a função viva voz. Ficar com o telefone preso no pescoço é prejudicial. Mas cuidado com o volume, lembra o ortopedista. “Níveis muito altos podem sobrecarregar o ouvido médio e causar problemas auditivos.”

3. Coluna vertebral inferior (lombar)

A lombar precisa ficar encostada na área de trás da cadeira. Uma almofada nas costas pode ajudar a manter a postura correta.

4. Os pés

Eles devem ficar estabilizados no chão. Nada de deixa-los pendurados.

5. Os braços

O ideal é que a cadeira tenha braços, para apoiar o antebraço. Mas se não tiver, deixe o punho apoiado sobre a mesa, nunca solto.

6. Monitor ou notebook

Cuidado com a altura do monitor do computador ou notebook. “Ele precisa estar no nível dos olhos. Não pode ficar nem acima nem abaixo, para não sobrecarregar o pescoço.” Se for preciso, coloque livros sob o monitor para levantá-lo.

7. Como trabalhar

Nunca, jamais, trabalhe deitado na cama, com o notebook no colo. Isso é prejudicial para o punho, para a cervical e para a lombar.

Atividades físicas

O fato de as academias estarem fechadas, mesmo as dos condomínios, não pode ser desculpa para deixar os exercícios para o fim da quarentena. Há muita coisa que se pode fazer com uma cadeira e uma toalha. É extremamente importante alongar e reforçar os músculos abdominais, da lombar, do ombro e da cervical, para ganhar resistência.

E o que fazer? O ortopedista diz que há bons aplicativos de treinamento e bons vídeos no YouTube para guiar a malhação da quarentena. O ideal é buscarmos marcas confiáveis ou o atendimento on-line de hospitais e clínicas que podem nos ajudar nesse momento.

Caso queira saber mais sobre alguns exercícios clique aqui.

Social Media

MAIS VISTOS

Receba as últimas atualizações

Assine nossa newsletter semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novas postagens e ofertas

DOWNLOADS

Categorias