fbpx
CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Tags: ,

10 erros comuns ao transmitir ao vivo na rádio

Compartilhar

Aqui estão 10 erros comuns a serem observados quando você estiver em uma transmissão de rádio ao vivo!

Todos nós cometemos erros. Especialmente quando estamos fazendo algo completamente novo para nós! Então, para ajudá-lo, decidimos mostrar 10 erros comuns que as pessoas cometem.

1. O tempo certo é tudo!

Pense no que seu público faz em diferentes partes do dia. Por exemplo, a maioria das estações de rádio tradicionais tem um programa no período da manhã para quando o público vai para o trabalho ou leva as crianças para a escola. Esse programa geralmente possui músicas de estilo familiar e de gosto popular. Além disso, a maioria dos anúncios será destinada aos pais ou famílias. Saber como identificar o que é relevante em seu conteúdo para os ouvintes da sua rádio é de extrema importância, tudo isso vai cooperar para que você consiga conversar melhor com seus ouvintes e cativá-los ainda mais.

2. Torne os anúncios relevantes

Novamente, é hora de pensar em seu público e em quem eles são. É vital garantir que seus anúncios sejam relevantes para o seu público-alvo. Caso contrário, os anúncios vinculados em sua rádio não terão relevância para seu público. Por exemplo, se a sua rádio tem um gênero musical predominante e seus ouvintes vão até a ela para ouvir esse estilo de música, faça anúncio de festas, shows ou eventos que seja compatível com o gênero musical da sua rádio e coloque esses anúncio para tocar nos horários que sua rádio tem o maior volume de ouvintes. Saber como vender espaços de anúncios na sua web rádio  vai ajudar nos custos dela podendo até lucrar com isso.

3. Esteja preparado!

A preparação para o seu programa de rádio é tudo. Há muitas histórias de apresentadores de rádio que entram ao vivo sem se preparar e as coisas não vão nada bem durante a locução do programa, como exemplo, veja o vídeo abaixo onde o programa Pânico da rádio Jovem Pan faz um compilado de erros que os locutores e radialistas cometeram ao vivo.

Tendo isso como exemplo, se prepare e faça algumas anotações. Comece com o que você realmente precisa dizer neste programa. Em seguida, faça uma lista das coisas que você PODERIA dizer durante o show para preencher o tempo. Dessa forma, você estará muito melhor preparado para a locução.

4. Seja você mesmo

Muitos iniciantes tentam criar um “personagem” enquanto conversam com seu público, mas a melhor ideia é ser você mesmo. Injete sua própria personalidade em seu programa de rádio e seu público retornará, não pela música e sim por você. Tem uma história engraçada? Fale sobre isso. Você tem uma pergunta estranha em sua mente? Pergunte ao seu público. Algo derrubou seu dia? Fale sobre isso (talvez com uma perspectiva positiva do caso!). Os ouvintes geralmente gostam de locutores que soam como um bom amigo conversando com eles.

5. Qual microfone usar?

Se você estiver fazendo um talk show e o seu microfone estiver desagradável, dificilmente os ouvintes vão querer ficar em sua rádio. É realmente difícil ouvir um longo programa de entrevistas se você mal consegue entender o que os anfitriões estão dizendo. Microfonias, interferências ou ruídos também são extremamente desagradáveis. Tente obter um microfone decente que seja agradável e claro, defina seus níveis antes de começar a transmitir. Tente transmitir a partir de uma sala agradável, não precisa ser um estúdio ou sala acústica, um ambiente tranquilo que vá favorecer a audição da sua voz está de bom tamanho. O microfone não precisa ser caro para ter uma boa qualidade de áudio, existem diversas alternativas de baixo custo que irão servir para a sua rádio e seus ouvintes irão ouvir sua voz com clareza.

Surgiu uma dúvida de qual equipamento usar? Nesse artigo eu falo quais os principais equipamentos necessários para uma rádio.

6. Ouça seus convidados

Se você estiver fazendo uma entrevista, a pior coisa que você pode fazer é simplesmente seguir sua lista de perguntas de forma linear. Ouça as respostas dos seus convidados e responda elas em uma conversa real. Por exemplo, se o seu convidado é uma celebridade, pergunta a ele como ficou famoso, se na resposta ele mencionar a dificuldade em alcançar o estrelato, não ignore isso. Esse é um ponto fantástico para uma discussão! (desde que eles se sintam à vontade para discutir sobre o assunto, obviamente) Então pergunte sobre isso a seguir. Pode não estar na sua lista de perguntas, mas pode levar a uma história melhor do que o planejado.

Como dito no item 3, fazer um script e se preparar é fundamental, caso estiver com dúvidas de como criar um script de rádio, esse artigo tem ótimas dicas de como criar o seu.

7. Não interrompa seus convidados!

Se você tem um programa em que os ouvintes participam ao vivo com você no Studio online, não o interrompa, ouça o que ele tem  para falar para depois dar seu próprio ponto de vista. Não é apenas extremamente rude, mas você não está deixando o ouvinte expressar seu ponto de vista, que é o ponto principal de se ter um programa em que os ouvintes possam interagir. Haverá momentos em que você terá que cortá-los, como se eles começarem a xingar ou se o tempo estiver acabando, mas, fora isso, deixe-os falar e dê a sua opinião quando terminar o ponto.

8. Ouça outras rádios

Uma quantidade surpreendentemente alta de novos locutores não tem o costume de ouvir outras rádios. Ouça diferentes tipos de estações de rádio. Ouça rádios locais, nacionais, internacionais, músicas, talk shows, etc. Faça anotações sobre o que você acha que soa bem e novas ideias. Dessa forma, você pode descobrir o que fazer e o que não fazer quando estiver ao microfone.  É importantíssimo buscar dicas e inspirações para ser mais criativo durante a locução.

9. Dê detalhes

Os ouvintes trocam de estações de rádio o tempo todo, por isso, pode ser bastante frustrante sintonizar no meio da uma música, gostar e o ouvinte não saber qual música estava tocando. Repita o nome da música no final. Verifique se você está constantemente dando detalhes! Sim, você já deve ter dito o nome da música e do artista quando começou, mas durante a música você pode ter 50 novos ouvintes que aguardam ansiosamente o nome da música. É por isso que os apresentadores de rádio também repetem a hora, a data e o nome com frequência, para que os novos ouvintes possam se beneficiar. Isso é ótimo para não deixar ninguém de fora, criar engajamento com os ouvintes é indispensável e assim eles se tornam ouvintes fieis.

10. Não exagere nos efeitos

Você certamente já sintonizou em alguma rádio e não conseguiu identificar qual música estava tocando pela quantidade de efeitos que o locutor inseriu na música, uma bagunça total! Isso pode ser muito desconfortável para os ouvintes, antes de adicionar algum efeito nas músicas ao vivo, faça um teste antes de iniciar a transmissão e veja qual é o melhor para a música e se possível, já grave a música remixada para usar durante a transmissão, assim você tem menos trabalho durante a transmissão e pode se concentrar nas outras tarefas

Fonte: maxcast.com.br

Tags::

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Curso
Criando sua rádio web do zero

LANÇAMENTO
50% OFF

SABER MAIS
close-link