CARREGANDO

Escreva para pesquisar

10 brinquedos caseiros para estimular o desenvolvimento das crianças

Compartilhar

Toda criança adora brincar e o que pode ser melhor do que unir o útil ao agradável? Brinquedos educativos ajudam a desenvolver a percepção e diferentes habilidades nos pequenos, proporcionando um excelente meio de aprendizagem. Veja dez dicas de como preparar brinquedos baratos e ainda envolver as crianças na criação deles.

Reprodução/Dicas Pais e Filhos

1 Massinha caseira

Material: 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 e 1/2 xícara de água, 1 colher de chá de óleo, corante para alimento para deixar a massa da cor desejada
Você só precisa misturar tudo e guardar em um saquinho ou em um pote com tampa. Portanto a massinha é um brinquedo simples que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, criatividade, concentração e até socialização das crianças.

Reprodução/Two Daloo

2 Geleia sensorial

Material: 1 tubo de cola escolar líquida, 1/2 de xícara de amido líquido, tinta à base de água ou corantes alimentícios (preto, turquesa, violeta e branco ou prata), purpurina de várias cores
Para fazer o amido líquido, ferva 1 ½ xícara de água.

Enquanto a água ferve, coloque de 2 a 3 colheres de sopa de amido de milho em 3 colheres de sopa de água fria e misture bem até dissolver. Depois que a água ferver, adicione a mistura de amido e água fria e mexa por 1 minuto. O resultado será um líquido incolor ou um pouco turvo. Tire a panela do fogo e deixe esfriar. Deixe para misturar o amido por último e faça isso aos poucos, quanto mais amido menos elasticidade. Depois junte todas as cores de geleia que você tenha feito e faça uma espiral. Para cada cor de tinta, você fará uma porção de geleca. Com aspecto cósmico, a geléia é diversão garantida. Ela tem a mesma função da massinha em estimular a coordenação, criatividade, concentração e socialização.

Reprodução/Powerful Mothering

3 Alinhavo

Material: 1 pedaço de EVA ou de papelão, 1 forma com desenho (usadas para fazer biscoito ou brincar de massinha), 1 furador de papel ou chave de fenda, fio de lã (use fita adesiva na ponta do fio para deixar a ponta rígida) ou cadarço de tênis.
Corte o pedaço de EVA ou de papelão no formato do desenho escolhido, depois use o furador para fazer buracos no contorno e incentive a criança a seguir os furos passando o fio. Esse jogo acalma a criança, faz com que ela se concentre em uma ação e ajuda a desenvolver a coordenação motora fina. Ótima opção para crianças entre 2 e 5 anos.

Reprodução/ Eighteen 25

4 Jogo da velha

Material: pedras, tinta de pelo menos duas cores diferentes, gravetos/palito de churrasco (sem ponta)/palito de sorvete, cola.
Em vez de desenhar em uma folha, você pode fazer um jogo da velha 3D. Primeiro, recolha pedras de tamanhos similares com a criança (que vai adorar essa parte da atividade), depois pinte as pedras que formaram dois “times” e, por último, cole os palitos para montar o tabuleiro. O jogo ajuda no desenvolvimento do raciocínio e da lógica, além de trabalhar com resolução de problemas, estratégia e paciênciaCOMPARTILHAR

Reprodução/Powerful Mothering

5 Pista de corrida para bolinhas de gude

Material: 11 tubos de papel higiênico, 1 pedaço de papelão (para a base), fita adesiva, tinta, cola, bolinhas de gude.
A ideia é fazer três torres, duas delas com três rolos de altura e a outra com dois rolos de altura, unidas pela fita adesiva. Você vai cortar os espaços nas torres por onde as bolinhas devem passar e construir os corredores com os outros rolos cortados ao meio e unidos uns aos outros (para criar um espaço maior por onde a bolinha irá deslizar). Teste conforme for cortando os espaços para ter certeza que a bolinha conseguirá passar pelos espaços feitos. Cole tudo na base de papelão e depois pinte. A brincadeira é ótima principalmente para crianças entre 3 e 5 anos e estimula a coordenação motoraCOMPARTILHAR

Reprodução/ Homespun

6 Pista de corrida com macarrão de piscina

Material: macarrão de piscina, estilete, bolinhas de gude.
Você pode usar dois ou mais macarrões de piscina cortados ao meio e posicioná-los lado a lado a fim de ver quem ganha a corrida com sua bolinha de gude (ou outro objeto que deslize bem pelo macarrão). Dá até para improvisar uma linha de chegada com palitos e folha sulfite. A pista ajuda com a coordenação e a socialização.

Reprodução/Hello Bee

7 Garrafa “eu espio”

Material: 1 garrafa plástica, arroz, brinquedos pequenos, foto dos brinquedos usados, cola.
Primeiro, você coloca pequenos objetos/brinquedos dentro da garrafa, depois, com a ajuda de um funil, enche a garrafa de arroz e por fim cola a tampa da garrafa (para evitar que o arroz vaze ou a criança abra a garrafa). A ideia é imprimir a foto dos brinquedos usados e mostrar para a criança, que deve espiar a garrafa a procura de cada um dos objetos escondidos em meio ao arroz. A brincadeira é ótima para estimular a percepção e a concentração

Reprodução/The Rigneys

8 Quebra-cabeça

Material: 1 foto de sua escolha, palitos de sorvete, estilete, cola.
Cole a foto nos palitos de sorvete e depois separe-os com a ajuda de um estilete. Pronto, a criança já pode treinar o raciocínio e a lógica e se divertir colocando os palitos em ordem para formar a figura original.

Reprodução/ Kids Activities BlogI

9 Acerte o alvo

Material: 1 caixa de sapato, tesoura, bolinhas.
A ideia é cortar portinhas na caixa, por onde a criança deve treinar sua mira e acertar na porta escolhida, estimulando a coordenação e a concentração. Cada portinha pode significar também um número de pontos, que serão somados conforme o participante acertar.

Reprodução/Powerful Mothering

10 Palitos com velcro

Material: palitos de sorvete, tinta ou palitos já coloridos, velcro.
A ideia é colocar um pequeno círculo de velcro em cada ponta do palito. Contudo a criança tem a liberdade de trabalhar a criatividade montando diversas formas. Além disso, é possível começar a introduzir algumas letras, por exemplo, montando-as com as crianças. Portanto a aprendizagem divertida é sempre muito mais gostosa e proveitosa

Tags::

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Próximo