4 Técnicas que melhoram sua capacidade de memorização

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
4 Técnicas que melhoram sua capacidade de memorização

Técnicas que melhoram sua memorização

Algumas pesquisas mostram que de todo conteúdo que entramos em contato diariamente, apenas 10% conseguimos nos lembrar, os 90% restante, são esquecidos logo depois que aprendemos.

Praticamente tudo que fazemos precisamos da memória, seja para resolver assuntos de trabalho ou até mesmo alguma atividade simples do dia a dia, como se lembrar de onde está sua pasta por exemplo.

Ter uma boa memória nos ajuda a reduzir o tempo que gastamos em atividades, além de nos proporcionar a resolução de problemas de uma forma mais rápida e criativa.

 

Preparamos algumas técnicas podem nos ajudar com isso:
Primeiro – Dormir bem

A fixação de informação acontece enquanto estamos dormindo. O sono ajuda a organizar as ideias e ensina à mente a resolver problemas.

Enquanto dormimos todo o conhecimento que adquirimos durante o dia, é processado pelo cérebro e armazenado em forma de memória permanente, conforme afirma um estudo desenvolvido pelo Americano Robert Stickgold para a Universidade de Harvard, portanto, dormir bem melhora sua capacidade de memorização.

Segundo – Fazer associações entre novas informações com conhecimentos já adquiridos

Ao fazer associações com coisas que já fazem parte do seu repertório, você tende a fixar melhor aquela nova informação.

A aprendizagem não é algo individual, ela faz parte de um procedimento inteiramente conectado, por isso a importância de fazer conexões com assuntos que já conhecemos, para facilitar sua lembrança mais tarde.

Terceiro – Revisar tudo que aprendeu no dia

Faça um resumão de tudo que foi aprendido, porém, com suas palavras.

A repetição leva a memorização, e esse é um dos motivos que nos levam a aprender facilmente uma música.

Sempre que terminar de ler algo importante, resuma para si mesmo o que compreendeu do texto, crie palavras chaves e se oriente a partir delas.

Esse tipo de exercício fará com que você questione aquilo que acabou de absorver e ainda irá lhe fará associar o conteúdo com assuntos que já sabe, conforme mencionado no item anterior.

Quarto – Cuidar da saúde

Preocupe-se com seu bem-estar físico e mental, a memória é diretamente influenciada pelas condições gerais do seu corpo e da sua mente, sejam elas positivas ou negativas.

A memória pode indicar que algo não está indo muito bem no organismo, no entanto, durma bem, tire tempo para lazer e tenha uma boa alimentação, com certeza fará diferença na sua capacidade de memorização.

Quando estamos cansados, sem foco, desatentos, é bem mais complicado para o nosso cérebro armazenar os conteúdos que gostaríamos de aprender.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem cotas!

No momento estamos sem cotas para contas grátis!
Quer ser avisado quando abrir novas cotas?
Inscreva-se informando os dados a baixo, outra chance como essa só daqui a 7 dias!
INSCREVA-SE
Fechar