Explicação das diferenças na voz é o assunto desse post. Porque minha voz parece tão diferente numa gravação? O que acontece no ao vivo e na gravação?
Anteriormente vimos:
” Você já levou um susto ao ouvir sua voz em uma gravação? Com certeza chega a duvidar que é você que está falando. Contudo, lamento informar que, a voz que você ouve gravada, é de fato sua voz como ela é. Isto levando em conta, o tipo de mecanismo de gravação que você está usando (gravadores de fita, digitais, microfones, etc…).
A explicação desta notória diferença, entre a voz que você imagina ter, e a voz que realmente tem, está em nossa audição.
Ouvimos nossa voz ao falarmos por duas vias: uma via externa e outra interna.
Via interna : nossa cavidade torácica,e nosso crânio vibram ao emitirmos sons. O que dá impressão de que nossa voz é mais grave.
Via externa : o som se propaga pelo ar, emitindo ondas , que ao entrarem em contato com nossos ouvidos , fazem vibrar nossos tímpanos , levando a informação do som ao cérebro .
Por isso, temos a falsa impressão de que nossa voz, não é a que ouvimos em uma gravação. Entretanto, posso afirmar que é a que as pessoas ouvem.
Até a próxima, uma boa leitura.