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Como identificar e prevenir um spam?

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Como identificar e prevenir um spam?

Como identificar e prevenir um spam?

Primeiramente vamos entender o que é um spam. Spam é um termo dado usado quando recebemos mensagens de e-mail não solicitadas. O envio dessas mensagens indesejadas é praticado com vários objetivos distintos e também utilizando diferentes sistemas e meios de propagação na rede. Agora vejamos alguns tipos de spam:

-> Boatos – mensagens relacionadas a histórias falsas, que usam engenharia social com o objetivo de que o usuário (destinatário) encaminhe para os seus contatos;
-> Correntes – mensagens que prometem sorte, riqueza e outros benefícios aos que repassarem para um número de pessoas e contatos dentro de um tempo determinado, porém, isso não é verdadeiro;
-> Propagandas – divulgação de produtos, serviços e até propaganda política, este é o tipo mais comum de spam;
-> Golpes – conteúdo com oportunidades enganosas e ofertas que prometem resultados falsos, como ofertas de emprego ou oportunidades de negócios muito lucrativos;
-> Estelionato – mensagens com conteúdo disfarçado para iludir os destinatários, solicitando o fornecimento de dados pessoais e senhas;
-> Programas maliciosos – conteúdo com informações, anexos e links nocivos, que abertos podem instalar vírus e causar perda de informações;
-> Pornografia – envio de conteúdo pornográfico via e-mail, muitas vezes de material de pedofilia. É importante políticas de segurança para evitar que crianças recebem este tipo de spam.

Como identificar e prevenir um spam?
Mensagens de spam podem ser bem elaboradas e enganar os usuários, se passando por mensagens verdadeiras. Por isso é importante saber identificar essas mensagens para que sejam descartadas.

1- Cabeçalhos suspeitos: informações de remetente e destinatários incompletas, em ambos podem aparecer apelidos ou nomes genéricos.
2- Assunto suspeito: se o campo assunto é suspeito e estranho ao conhecimento do destinatários, desconfie.
3- Anexos e links: mensagens de e-mail que contém anexos e links a serem clicados, podem ser nocivas;
4- Recebimento único: mensagens que informam que serão enviadas uma única vez geralmente são spam;
5- Opções de sair da lista e remoção: alguns spans justificam o abuso de mensagens informando como opção de descadastramento da lista e sugerindo a remoção do e-mail do cadastro isso também, pode ser spam.

Porém, existem muitas formas de seu e-mail ir parar em listas de envio de spam, há empresas que comercializam listas para envio de propagandas e inúmeros sites que se utilizam de métodos maliciosos para captar e-mails e até mesmo instalar vírus nos computadores. É importante evitar e ter muito cuidado ao acessar sites de conteúdo suspeito, como drogas, violência, pornografia e jogos.
A melhor forma de evitar o recebimento de spam, problemas de segurança e vírus é navegar com consciência na rede.

Portanto veja algumas dicas importantes de segurança e prevenção de spam:

1- Preserve e evite informar dados pessoais, e-mails e principalmente senhas de bancos e de cartão de crédito;
2- Tenha e-mails distintos para atividades profissionais, pessoais, compras e cadastros on-line;
3- Evite clicar em links suspeitos em sites, principalmente sendo sites desconhecidos e também em links de mensagens de e-mail;
4- Precaução em acessar e clicar em promoções e oportunidades aparentemente imperdíveis de descontos muitas vezes podem disfarçar vírus.
5- Evite realizar cadastros em sites antes de  obter informações sobre os produtos ou serviços oferecidos, da mesma forma, é importante buscar referências em outros sites e conhecidos;
6- Tenha sempre habilitado os recursos de anti-spam do e-mail fornecidos pelo fornecedor desse serviço;
7- É importante utilizar ferramentas de prevenção em seu computador, como anti-spyware, firewall pessoal e antivírus;

Desse modo, será mais fácil reduzir os spans e principalmente, evitar problemas de segurança como perda de informações ou problemas com bancos e cartão de crédito.

Então é isso, até a próxima!

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