Marketing digital para iniciantes: 10 dicas de como começar na carreira

21 de junho de 2021

Oportunidades: marketing digital para iniciantes

A área está em crescimento acelerado, considerando que estamos vivendo uma revolução tecnológica e uma transformação digital constante dentro de negócios focados em produtos e serviços. Sendo assim, os meios digitais se tornam cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.

O online se tornou algo comum e o marketing também adentrou nisso. Nesse contexto, as pessoas estão desenvolvendo cada vez mais seu senso crítico, diante do grande acesso às informações que recebem e enviam todos os dias.

Nas empresas, por exemplo, o marketing digital não é luxo, mas sim uma necessidade. Qualquer organização que pense no futuro está investindo em técnicas e estratégias de marketing digital, ou seja, vagas não faltam e o mercado está lotado de oportunidades de marketing digital para iniciantes. Quem não investe sempre estará em desvantagem perante os outros. 

10 dicas de como começar uma carreira dentro do marketing digital para iniciantes

Sabendo do potencial da área, imaginamos que você está ainda mais interessado no marketing digital para iniciantes, certo? Sendo assim, vamos te dar 10 dicas para começar com tudo. Confira o que você precisa saber:

1) Tente conhecer tudo, mas também se especialize em algo:

Uma carreira em Marketing possui vários caminhos. São diversas áreas de atuação e atividades que podem ser exercidas. Você prefere trabalhar com mecanismos de buscas (SEO) ou mídias sociais? Marketing pago ou orgânico? Essas são algumas opções existentes que trazem muitas vertentes e tipos de profissões. A melhor forma de escolher é conhecer todas.

2) Busque conhecer suas ferramentas e linguagens

Independentemente da especialização escolhida, ser capaz de analisar campanhas de marketing digital e entender o que funciona ou não é uma skill crucial para esse profissional.

São diversas formas de analisar o comportamento do consumidor, entendendo e interpretando dados para uma campanha. Essa habilidade é fundamental para a tomada de decisões, sendo um fator que também pode determinar o crescimento ou sucesso de uma empresa.

Além disso, tente praticar desde o começo, mesmo que ainda não trabalhe na área. Que tal criar seu próprio blog e redes sociais, aplicando estratégias e utilizando as ferramentas de marketing digital?

3) A importância de cuidar da imagem e influência no online:

Ao atuar com marketing digital, é necessário construir a marca, formando uma rede interessante de seguidores e interessados. É importante não banalizar as páginas e espaços online com coisas desnecessárias.

A marca sendo um gerador de conteúdo e tendo um posicionamento virtual, deve criar um conteúdo de qualidade, sempre objetivando trazer mais reconhecimento, autoridade e leads com foco no público-alvo.

4) Networking faz toda a diferença:

É essencial conhecer pessoas, participar de eventos, criar relacionamentos e cultivá-los além do online. Isso porque são diferenciais para quem quer entrar na carreira de marketing digital.

É importante saber sobre profissionais e outras empresas, além de conhecer seu próprio nicho para entender quais são as carências do momento e os influenciadores digitais atuais que ditam tendências.

5) Busque atualização constante:

Com a constante transformação digital, o marketing digital e a internet também evoluem. Você nunca vai parar de aprender. Mantenha-se atualizado sobre as tendências e busque informações.

Conhecer o comportamento do usuário e estar aberto para se adaptar às mudanças, traçando estratégias, faz toda a diferença no trabalho de marketing digital.

6) Conheça técnicas de outras áreas:

Não é necessário saber como codificar programas ou construir websites, mas, no dia a dia, você poderá trabalhar com programadores, cientistas de dados, além de outros especialistas que podem atuar no marketing online.

Sendo assim, ter um conhecimento básico de linguagens de programação, web, HTML é um diferencial para o profissional da área e ainda ajuda a entender com mais exatidão os limites e oportunidades das campanhas de marketing criadas.

7) Capriche no currículo:

Tendo esses conhecimentos acima, mostre em seu currículo que você é capaz de produzir resultados, encarar desafios e trabalhar em qualquer ambiente, mesmo que ainda não tenha experiência na área digital.

O LinkedIn também é um ótimo meio para ser notado, pois muitas empresas apostam na plataforma para tomar decisões de contratação. Use palavras-chaves para descrever suas habilidades. Não precisa de um texto longo descrevendo todas elas, seja direto.

8) Tenha curiosidade e paixão pela carreira:

As pessoas que atuam na área e manifestam esses sentimentos e características, normalmente são capazes de inovar, ter muita criatividade e sair da caixa em suas atuações, podendo identificar também tendências para o futuro. Isso reflete como um diferencial no trabalho diário e, consequentemente, para a empresa e sua equipe.

9) Seja curioso:

A curiosidade é uma aliada muito forte para se descobrir e criar novos formatos, produtos, estratégias, ações e soluções nas campanhas de marketing digital. Esta característica pode levar o profissional à vanguarda da área.

10) Entenda o básico de inglês:

Você não precisa falar, ler e escrever fluentemente, mas é recomendável que o profissional entenda pelo menos o básico da língua. Isso porque os melhores eventos, cursos e artigos normalmente priorizam o inglês. Além de diversos termos do dia a dia do profissional que também podem estar no idioma, como inbound marketing.

O Google Tradutor ajuda bastante, mas nem sempre traz respostas efetivas. Nem todos os cursos gringos, por exemplo, trazem dublagens ou legendas.

Fonte: www.digitalhouse.com

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