fbpx
CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Acidentes na construção civil

Compartilhar

Trago hoje aqui 8 principais acidentes na construção civil para te advertir.
A segurança no trabalho é uma questão intimamente relacionada à produtividade e agilidade de sua mão de obra. Afinal, quanto menos acidentes na construção civil ocorrerem, mais harmônica e imune a imprevistos será a sua rotina. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os 8 principais acidentes na construção civil que você deve se atentar para buscar soluções.

1. A queda de materiais

Por mais que medidas sejam constantemente elaboradas para evitar a queda de materiais, que está entre os principais acidentes na construção civil, é sempre possível que uma ferramenta ou outro elemento qualquer caia de uma altura elevada — podendo trazer perigosas consequências a quem estiver ao redor do incidente. Daí, vale a relevância em orientar os colaboradores a sempre transitarem pela obra munidos dos seus EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), bem como o uso de EPCs (Equipamento de Proteção Coletiva) por toda a área. Isso contribui muito na redução de acidentes e até mesmo nos estragos que a queda de materiais pode trazer aos seus colaboradores.

2. Dermatoses, alergias e complicações

Elementos que podem prejudicar a saúde dos profissionais no decorrer das obras, são:

  • Poeira;
  • Ácaro;
  • Tinta;
  • Produtos químicos;
  • Cimento.

Além desses há outros agentes que podem desencadear complicações diversas. Para evitar esse tipo de problema, é recomendado o uso de máscaras e luvas ao manusear esses produtos.

3. Choque elétrico

Esse é muito comum, principalmente quando os colaboradores ficam ao redor de equipamentos elétricos e também diante das tentativas de contornar um problema com soluções temporárias (as gambiarras). Para evitar esse problema, segue as dicas:

  • Ligar equipamentos em uma extensão, apenas;
  • Extensões muito longas (quanto mais longa, mais rápido o cabo pode aquecer);
  • Usar sacolas plásticas como isolantes.
  • Segurança no trabalho começa com a prevenção e isso é fortalecido com o devido cuidado ao lidar com ambientes instáveis.

4. Acidentes na construção civil com a serra circular

Ferramenta perigosíssima, a serra circular é uma das maiores causadoras de acidentes na construção civil e com graves consequências também. Para reduzir o risco, é importante usar a coifa (que ajuda a evitar acidentes) na serra circular, permitindo um manuseio mais seguro e prático. Além disso, o uso de EPIs é igualmente necessário ao manuseá-la, como a viseira, o óculos de proteção e os protetores auriculares.

5. Falta de sinalização

Infelizmente muitos não dão a devida importância à sinalização, mas ela contribui, e muito, para a correta orientação e conscientização aos profissionais no canteiro de obras. Ao removê-las ou não usá-las, uma série de fatores externos podem contribuir para os acidentes no local de trabalho, como a desatenção de um funcionário. Ou seja, erros que seriam evitados com uma simples sinalização.

Entre eles, temos o impacto por veículos. Quando não há qualquer tipo de sinalização, o barulho característico de uma obra pode encobrir o ruído de um veículo, por exemplo.

Isso, somado à pressa de um colaborador que não se dá conta do tráfego de um veículo no canteiro de obras, pode ser um grande problema para ser solucionado. Portanto, vale usar de tudo para evitar esses acidentes na construção civil, como placas, luminosos, barreiras, cadeados e fitas zebradas.

6. Acidentes na construção civil com violência e brigas

Pode parecer que não, mas um ambiente com tantas etapas, prazos, riscos e pressão interfere também no semblante dos profissionais. Não são raras as ocorrências de brigas no canteiro de obras. Por isso, uma boa gestão de obras também se preocupa com a qualidade de vida dos colaboradores, exercendo orientação e auxílio fundamentais para os deixar mais à vontade enquanto lidam com as suas tarefas cotidianas.

7. Lesões por esforços repetitivo e outros problemas físicos

É bastante comum entre profissionais que fazem o mesmo movimento por um longo intervalo de tempo. Quem manuseia os equipamentos da construção civil sabe bem disso. Evitar esse problema tão frequente pode se dar pela elaboração de um cronograma de produtividade em que o profissional descansa, periodicamente, para não forçar o corpo.

Além disso, outros acidentes na construção civil são similares e podem ser evitados, como as distensões musculares. Em geral, elas ocorrem devido à exaustão muscular decorrente do alto esforço físico. Por isso, é sempre bom ter por perto equipamentos para auxiliar o carregamento e descarregamento de materiais, bem como um companheiro para dividir a carga pesada ao transitar pelo canteiro de obras.

8. Acidentes na construção civil por ruídos altos

Quando ocorre a exposição prolongada a ruídos com mais de 85 dB (decibéis), os ouvidos internos podem sofrer com essa intensidade, levando a uma série de problemas na audição. Uma maneira simples de lidar com o problema é por meio da utilização de protetores auriculares de qualidade, que absorvem, eficientemente, o ruído externo característico do canteiro de obras.

Fonte: https://noventa.com.br/

Tags::
Artigo anterior
Artigo seguinte

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Próximo