Quais equipamentos para rádio FM são essenciais?

8 de junho de 2022

Neste post, você aprenderá quais são os equipamentos essenciais para que a rádio FM funcione. Além disso, também descobrirá como criar e regularizar a sua própria estação. Assim a sua emissora poderá ir ao ar sem nenhum tipo de problema.

Se você está pensando em criar uma estação FM, continue com a gente e saiba que esta não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Vamos lá?

Saiba licenciar a sua rádio

O primeiro passo é definir qual será o tipo de rádio escolhido por você. Afinal, cada categoria vai precisar de exigências diferentes para serem regularizadas. Alguns dos tipos existentes são as estações comunitárias, comerciais ou voltadas para a educação.

Portanto para legalizar a sua rádio, você precisará de licenças expedidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Que também incluem o pagamento de taxas pela liberação do uso de radiofrequências. É isso o que permite a transmissão da sua programação.

Para conseguir essa licença, você precisará preencher alguns formulários, além de emitir um relatório de conformidade. A licença para utilizar radiofrequência é válida por 10 anos, e necessita de uma renovação após esse período.

Você também precisará de uma licença para a utilização dos equipamentos na sua rádio e, para consegui-la, é necessário cadastrar suas estações junto à Anatel (passo anterior), fazer uma análise de cada uma e realizar o pagamento da Taxa de Fiscalização por Instalação.

Você precisará emitir uma série de documentos para conseguir a sua licenciatura. Por isso, é aconselhável que um profissional da área ou uma assessoria especializada lhe auxilie no processo. Tenha em mente que ele pode ser longo.

Mas infelizmente, emissoras que decidem trabalhar enquanto aguardam o alvará podem ser penalizadas judicialmente por serem consideradas “estações piratas”, e estarem interferindo na radiofrequência de outras estações. Tenha bastante cuidado e paciência para que isso não aconteça.

Por conta da movimentação do ambiente, não é possível instalar a estação em sua própria casa. Assim, é fundamental alugar ou construir um espaço especifico para o funcionamento da rádio.

Descubra quais são os equipamentos para rádio FM

Contudo antes ou durante o processo de regularização da sua estação. Você precisará de alguns equipamentos para conseguir fazer a transmissão das suas músicas e programas com qualidade e estabilidade para o seu público.

De modo geral, você vai precisar de:

  • microfone;
  • mesa de som;
  • transmissor FM;
  • computador;
  • fones de ouvido;
  • sistema de isolamento acústico.

Fonte: https://maxcast.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as últimas atualizações

Assine nossa newsletter semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novas postagens e ofertas

Social Media

MAIS VISTOS

DOWNLOADS

%d blogueiros gostam disto: