fbpx
CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Tags: , ,

3 dicas de como criar uma rádio on-line sem gastar muito

Compartilhar

A evolução dos meios de comunicação permitiu que as transmissões de rádio fossem realizadas via Internet, proporcionando uma oportunidade diferenciada para que os apaixonados pudessem produzir conteúdos on-line.

Apesar da evolução, muitos ainda não sabem o que é rádio streaming ou como criar uma rádio on-line sem precisar investir muito dinheiro e é por isso que estamos aqui! Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é rádio streaming?

Streaming é um meio de transmissão on-line de músicas, filmes, séries, programas de TV e rádio. Essa tecnologia inovadora vem crescendo significativamente nos últimos anos, principalmente nas opções de conteúdos ao vivo ou sob demanda.

A opção de streaming das rádios on-line via desktop, o número de pessoas que está escutando as suas estações favoritas por meio de aplicativos em smartphones está cada vez maior, em razão da praticidade de ouvir músicas em qualquer lugar.

Portanto segundo o IBOPE Media, as mulheres representam grande parte da audiência de web rádios e o conteúdo transmitido se divide entre estações de AM, FM e plataformas exclusivas da Internet.

Afinal, como criar uma rádio on-line?

Agora você vai conferir agora três dicas sobre como criar uma rádio on-line sem gastar todas as suas economias, transmitindo o seu conteúdo e atraindo a atenção de ouvintes do mundo todo. Acompanhe!

1. Compre apenas os equipamentos necessários

Uma rádio on-line não demanda uma grande estrutura para funcionar e essa praticidade é uma das facilidades de optar por essa tecnologia de transmissão.

Para montar o seu estúdio de rádio on-line, não são necessários muitos equipamentos, no entanto, existem alguns materiais essenciais que devem ser adquiridos com cautela para a produção de um bom trabalho.

Computador ou notebook

Qualquer computador ou notebook é capaz de exercer as funções que uma rádio on-line demanda. Esse equipamento será utilizado para reproduzir o software de transmissão, produzir as playlists e interagir com o público por meio dos meios de comunicação on-line da sua estação.

Internet com boa velocidade

Para suportar a transmissão e não prejudicar a qualidade do conteúdo transmitido, é importante contratar um serviço de Internet com, pelo menos, um mega de velocidade. Caso você não saiba qual é a velocidade da sua conexão, existem medidores on-line que verificam esses dados.

Microfone

É possível criar uma rádio on-line sem utilizar um microfone, uma vez que várias plataformas disponibilizam pacotes de vinhetas, no entanto, se a sua intenção é realizar transmissões ao vivo, será necessária a aquisição de um equipamento de qualidade para captar a sua voz.

2. Invista em ferramentas úteis

Com a evolução diária da tecnologia, novas ferramentas e inovações aparecem à disposição dos radialistas para o aperfeiçoamento da estrutura e a produção de conteúdos diversificados, atraindo a atenção do público.

Estrutura para web

Utilize softwares para emitir o seu sinal para o servidor, como o ODDcast, que disponibiliza uma versão gratuita. Contudo contrate um serviço de streaming moderno, priorizando a qualidade do trabalho prestado, desde o atendimento até um suporte especializado, para auxiliar na hora colocar a sua rádio no ar.

Aplicativos

Os smarthphones estão em todos os lugares. Segundo a IBOPE Media, o celular é o segundo equipamento mais utilizado para reproduzir estações de rádio. Com essa informação, é inteligente quem utiliza esses dados para investir na integração com o mobile.

Por que utilizar aplicativos?

Desenvolvidos para personalizar a experiência de cada cliente, os aplicativos proporcionam o fácil acesso ao serviço oferecido pela empresa ou marca desejada. Utilizar um aplicativo para facilitar a sua interação com o seu público é uma maneira de ganhar a sua preferência.

Programas

Ficar 24 horas monitorando uma rádio on-line é uma tarefa impossível, não é mesmo? Em função disso, programas, como o AutoDJ, garantem a reprodução da rádio enquanto você não estiver por perto.

Funcionando como se fosse um DJ automático, o programa envia as músicas da sua playlist pré-programada direto para o servidor da rádio on-line, fazendo com que, muitas vezes, o ouvinte nem perceba que não se trata de uma pessoa programando as músicas naquele momento.

Esse programa permite que você insira MP3, vinhetas, intervalos comerciais, locuções de data e hora automáticas, multilocutores que podem estar em qualquer lugar do Brasil e, até mesmo, programetes para diversificar a programação.

3. Estude os conhecimentos necessários

Agora que você já sabe como criar uma rádio on-line, é necessário compreender quais são os conhecimentos necessários para transformar a sua estação em um sucesso da web.

Comunicação

Para conquistar uma determinada audiência, é necessário estudar e aprender a se comunicar diretamente com essas pessoas, compreendendo a linguagem utilizada, o comportamento do público-alvo e principalmente, definindo quem vai receber a mensagem transmitida.

A comunicação é ideal para a sobrevivência em qualquer meio é a conquista de um bom relacionamento com o consumidor, principalmente quando se fala de meios de comunicação como o rádio.

Rádio e locução

Existem cursos para locutor de rádio que auxiliam os profissionais com o controle total da voz e dicção, principalmente para programas e narrações ao vivo. Se você precisa economizar e não quer investir em formações presenciais, existem aulas on-line para praticar em casa.

Marketing

O principal objetivo das rádios é conquistar ouvintes, não é mesmo? Por isso, é importante saber como divulgar a sua web rádio, utilizando algumas estratégias de marketing.

Garantir a fidelidade da audiência vai além de uma boa programação. É necessário publicar notícias, artigos e curiosidades sobre artistas e bandas, atraindo a atenção do seu público-alvo. Outra maneira de conquistar novos ouvintes é utilizar as redes sociais publicando vídeos e interagindo com o público de uma forma mais pessoal e divertida.

Contudo é possível criar uma web rádio de sucesso sem gastar muito, tudo depende do planejamento e da execução do trabalho proposto. O mais importante é fazer um trabalho divertido, o qual você se orgulhe de colocar no ar para o mundo inteiro ouvir.

Fonte: https://maxcast.com.br/

Tags::

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Próximo