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3 técnicas para divulgar sua rádio web

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Você sabia que, só em 2016, foram gastos mais de R$ 11,8 bilhões em mídias digitais? Essa é apenas uma das provas de que a internet é um ótimo meio de produção e divulgação de conteúdo, inclusive para a sua rádio.

Pensando nisso, vamos apresentar, no artigo de hoje, 8 técnicas de marketing digital que você pode utilizar para divulgar a sua rádio web. Quer saber tudo sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!

1. Planeje a estratégia

Antes de tudo, é preciso planejar a estratégia. Essa é a primeira e mais importante etapa, pois é nela que você definirá qual o seu público e, consequentemente, quais serão as estratégias que vão afetá-lo. Também é importante levar em conta a personalidade da sua rádio, pois uma campanha com o público certo, mas que não reflete a empresa, dificilmente terá resultados positivos.

A primeira etapa do planejamento deverá ser a pesquisa, na qual deverão ser traçados os objetivos da empresa com relação ao marketing, além de verificar a concorrência, evitando, assim, fazer campanhas parecidas. Ao mesmo tempo, será possível encontrar brechas para sair na frente de outras rádios.

Outro passo importante para um planejamento de marketing digital efetivo é a criação de um cronograma. Com ele, você poderá criar e acompanhar a frequência do seu conteúdo, de forma que não fique massivo para o seu público ou com uma recorrência baixa.

Com um cronograma, você também poderá programar campanhas especiais para datas comemorativas, como Natal, Páscoa ou Ano Novo, conseguindo, assim, um grande fluxo de pessoas que poderão acompanhar a sua rádio.

2. Utilize o WhatsApp

Com mais de 1 bilhão de usuários, o WhatsApp é um aplicativo que revolucionou o sistema de mensagens e interações do mundo todo.

O que poucas pessoas não sabem é que a ferramenta pode ser capaz de render uma ótima forma de comunicação entre a rádio e seus ouvintes, além de poder gerar altas taxas de conversão.

Um dos benefícios de se usar a aplicação para o marketing é que, diferentemente de outras redes sociais, ela é extremamente prática, pois muitas pessoas passam o dia verificando suas mensagens — então, as chances de você ser ignorado são muito baixas.

Aplique o app como ferramenta de marketing

Ao criar um número exclusivo para a sua web rádio (nunca utilize seu número pessoal, pois o volume de mensagens pode ser muito alto, o que pode atrapalhar sua rotina e deixá-lo suscetível a trotes), os seus ouvintes poderão pedir músicas, dar sugestões, pautar as notícias que aparecerão nas programações e até mesmo poder conhecer o seu público de uma forma mais próxima.

Também é possível criar grupos com até 256 pessoas, em que os seus seguidores conversarão entre si e farão amizades. Além dessas opções, existem bots nos quais você poderá enviar mensagens automáticas para os números cadastrados na lista.

Assim, você poderá avisar de uma forma prática e rápida quando sua rádio estará online, dar algum aviso importante, responder dúvidas recorrentes quanto ao site da rádio e sua programação, e até mesmo compartilhar conteúdos exclusivos. Caso queira fazer sorteios, o WhatsApp pode ser uma boa solução, só precisando de algum aplicativo que permita sortear.

Assim, um público novo pode surgir, se interessar pelo seu conteúdo e acabar se fidelizando. De qualquer forma, sempre mantenha um contato o mais humanizado possível com seus ouvintes, respondendo aos recados, dicas e dúvidas.

Também é importante criar um planejamento de marketing específico para cada rede social. Isso porque todas possuem diferenças entre si com relação ao horário de pico dos usuários e público-alvo, o que, consequentemente, pede abordagens distintas.

3. Esteja presente em várias redes sociais

De nada adianta ter um ótimo conteúdo, com uma rica programação e alta qualidade de áudio, se a sua web rádio não é vista, certo? Por isso, é muito importante que a sua marca esteja presente em várias redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn.

A melhor forma de cativar essas pessoas é com a produção de um conteúdo relevante e exclusivo para essas redes, de forma que instigue o usuário a saber mais sobre aquele assunto e, assim, conheça a sua rádio.

Porém, é preciso se atentar que o comportamento e propósito de cada rede social é variado, ou seja, a abordagem feita por você e sua rádio também deverá ser diferente em cada uma.

Crie conteúdos para cada rede social

No Facebook, você consegue alcance tanto de forma orgânica quanto paga. Para conseguir cada vez mais alcance orgânico e potencializar as campanhas pagas nessa rede social, você precisa criar publicações únicas e de qualidade, principalmente nos formatos de foto e vídeo, que resultam em mais engajamento.

Também tenha em mente que grande parte dos usuários entra no Facebook pelo celular. O que significa que o conteúdo deve conseguir ser lido e visualizado mesmo em um tamanho reduzido.

LinkedIn e Twitter

Já no LinkedIn, o que se sobressai são os artigos, grandes textos bem escritos e com dados, estatísticas e opiniões fortes. O site também pode ser uma boa opção para a divulgação de e-books de qualidade.

No campo visual, bons infográficos conseguem um ótimo engajamento, além de explicar de maneira simples e eficiente um tema que até as mentes mais ocupadas conseguirão entender. O Twitter possui uma limitação de 280 caracteres por publicação, o que impede textos detalhados.

Devido às suas características informais e dinâmicas, é preciso tomar muito cuidado com o tom de fala que será utilizado pela sua marca, pois uma postura excessivamente formal ou descolada poderá ser vista com maus olhos pelo público.

Instagram

O Instagram é uma rede social voltada para fotos e vídeos. As mídias que serão veiculadas nesse site precisam ser de qualidade, além de transparecer a personalidade da sua rádio.

Interagir com fotos de outros usuários e utilizar hashtags ajudam a ganhar visibilidade na plataforma, além da possibilidade de ganhar mais seguidores, likes e, consequentemente, mais ouvintes para a sua rádio.

O Instagram Stories, uma ferramenta do Instagram, pede conteúdos informais, que mostrem o dia a dia do usuário. Uma boa dica é usar esse recurso para mostrar os bastidores das transmissões, conversar com os ouvintes e promover uma maior proximidade com os seus seguidores.

Independentemente da rede social, é preciso fazer uma análise constante das estatísticas de cada plataforma. Assim, você conhecerá que tipo de público possui em cada uma e qual será o conteúdo ideal para ele.

Fonte: maxcast.com.br

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