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7 passos para ganhar e fidelizar ouvintes para seu programa de rádio

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Se você é locutor de rádio sabe que conquistar e manter uma audiência não é nada fácil. O ouvinte é a razão do nosso trabalho e é essencial sabermos o que ele quer e espera de nós quando sintoniza em nossa frequência e ouve nossa programação.

Esta postagem hoje tenta resumir de forma pratica e direta os 7 passos essenciais para você conquistar e manter a audiência em sua programação, vamos lá?

1º – Menos pode ser mais

Falar o necessário, mas com inteligência e/ou com informações importantes é a grande sacada. Não adianta enrolar demais, muito blá,blá,blá. Claro que tudo tem o seu porém, mas menos palavras desnecessárias e mais objetividade são sempre bem vindas. Suas aparições devem ser simpáticas, envolventes, esperadas, e acredite, você não precisa falar demais pra isso.

2º – O interesse do ouvinte e não o seu

Sabe, não interessa se o seu cachorro morreu, não interessa o que aconteceu de engraçadinho com sua filha na escola, não interessa as suas piadinhas. Não interessa seus assuntos pessoais, o que interessa é o que o seu ouvinte quer ouvir. Somente faça a si mesmo a pergunta: “Interessa ao meu ouvinte ouvir sobre isso? Quem se interessa por isso? “. Um comentário interessante, oportuno, talvez útil, esse tipo de coisa sim, mas falar que o teu microfone tá capengando e que o botão do volume quebrou, são informações irrelevantes para seus ouvintes. Não os canse com suas histórias. Toque as músicas que eles querem ouvir e não pense que se você gosta de algo eles vão gostar. Descubra o que seu ouvinte quer e dê a eles o que eles querem.

3º – Divulgue seu programa na Internet

Definitivamente hoje em dia é impossível ignorar os benefícios da internet, sua rádio provavelmente se não está, vai estar em breve na internet também. Muitas pessoas usam PC ouvindo música e rádios on line, ou rádio mesmo, e mesmo que elas não estejam ouvindo sua rádio é importante lembrarem que seu programa existe, e quando ele está pra começar. E na internet o melhor lugar para você estar são nas Redes Sociais. Peça sugestões de pauta, músicas, entrevistas, interaja com seus ouvintes. Postagens bacanas e super compartilháveis tem sido o trunfo de muita rádio grande no Facebook e Instagram. Use Twitter, interaja com as Hashs mais usadas do Trend Topics. NÃO USE AS REDES SOCIAIS SOMENTE PARA POSTAR INFINITAS SELFIES FAZENDO COISAS QUE NÃO INTERESSAM PRA NINGUÉM. É claro, se você usa seu perfil, você vai aparecer, mas manere.

4º – Não esqueça de recapitular

Não deixe seu ouvinte perdido sem saber o que está acontecendo, que programa é aquele, que tipo de música ele toca, de que assunto estão conversando, com quem é a entrevista. Ele não vai ouvir muito tempo sem estar a par do que está acontecendo. A todo instante tem pessoas chegando, sintonizando. A cada 4 minutos em média numa entrevista fale sobre o entrevistado e o assunto em pauta. Isso demonstra interesse pelo ouvinte.

5º – O segredo dos programas de sucesso

É um assunto delicado e costuma ser ignorado por muitos, mas você precisa entender que uma voz forçada, por mais talentoso que você seja, cansa, CANSA o ouvinte. Irrita depois de um tempo ouvindo. Procure falar mais naturalmente, essa tem sido a receita de sucesso de muitos programas de rádio. Isso inclusive passa mais sinceridade em suas palavras, você parece muito mais verdadeiro e mais próxima ás pessoas. Aposte em você, fale naturalmente.

6º – Defina seu público

Acontece no meio blogueiro também, quando a gente define um nicho, um assunto específico demora às vezes um pouco mais pra fazer público, mas quando faz, ele é mais fiel. Funciona assim também na rádio, se definir o seu público ele grava seu programa e as chances de voltar são maiores. Você pode ter um programa diversificado, mas deve saber com quem você está falando. Eles gostam de que assunto? Gostam de política? Esportes? São de que região? Se não sabe a resposta pode já começar a perguntar e investigar isso! Mas nunca fale do que não domina, muitos ouvintes podem saber daquilo muito melhor que você. Se você já tem um programa a um tempo não precisa mudar pra ter um público específico, mas só conhecer quem já são teus ouvintes. É cada vez mais difícil agradar a todos, por isso defina seu público e invista em seus interesses!

7º – Inclua o elemento surpresa

Um pouco de suspense não faz mal a ninguém, criar um suspense em torno de uma atração, prêmio, música pode garantir que muitos ouvintes não mudem de estação esperando por isso. A TV usa muito esta tática e dá certo, use você também! “Ainda hoje em nossa programação você vai ouvir o lançamento tal…” Fique ligado!” , “Daqui a pouco, uma entrevista sensacional com fulano…”. E por aí vai…

Se você leu esta postagem com atenção percebeu que a mensagem principal de tudo foi a de você seguir o interesse do ouvinte, descubra o que o ouvinte quer e você terá cada vez mais sucesso!

Fonte: http://www.omegasistemas.com.br/

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