Como identificar seu público

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Como identificar seu público

Como identificar seu público?

Impossível negar que um dos dados primordiais para que uma estação consiga montar uma programação está relacionado ao perfil dos ouvintes de rádio. É a partir desses dados que você e sua equipe poderão estabelecer formatos, linguagem, tipos de informação e notícias divulgadas, além, da música a ser executada. Essa informação também é essencial na hora de encontrar apoio cultural. Portanto, é preciso conhecer a fundo os hábitos, desejos e necessidades de quem sintoniza. Quer saber como identificar o seu público?

Conhecendo o perfil de seus ouvintes de rádio

É inegável que o perfil dos ouvintes de rádio mudou bastante nos últimos anos. Com a popularização e a melhoria do acesso à internet, o modo de sintonizar a estação favorita pode variar. Muitas rádios, inclusive, têm aproveitado para mudar de faixa e migrar para FM, aproveitando a integração digital — acesso via smartphone e tablet, por exemplo — que ela oferece.

Apresentando alguns dados

Para definir o seu público, é preciso ter acesso a mais dados.
Mais da metade (52%) dos ouvintes sintonizam em casa, principalmente entre 10 h e 11 h. Em segundo lugar, com 15%, estão aqueles que aproveitam a hora do rush (18 h às 19 h) para ouvir música ou saber as novidades.

Há ainda aqueles que ouvem rádio no trabalho (14 h às 15 h) e no trajeto para o escritório/escola/faculdade (7 h às 8 h), com 10 e 6%, respectivamente.

Ainda relativo ao acesso, mais da metade dos ouvintes em casa e no trabalho (54% para ambos) usam o streaming. Se somarmos a esse dado o fato que 77% têm contas ativas em redes sociais, fica claro o potencial para estratégias de convergência de ambos os meios.

Outro dado superinteressante? 94% buscam programação musical, enquanto 83% querem outros estilos. Ou seja: dá para variar bastante e, ainda assim, engajar e fidelizar seu público!

O que você ganha ao saber o perfil de ouvintes de rádio? É a partir do estudo desses dados que será possível elaborar estratégias de marketing eficientes para garantir que eles estejam sempre sintonizados!

Então é isso, até a próxima!

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