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Como tornar minha rádio interessante? Descubra aqui

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Se você criou uma estação, seja ela online ou tradicional, deseja que o maior número de pessoas possível tenha acesso e ouça aquilo que sua programação tem a dizer, certo? Para uma rádio interessante, esse é um objetivo fácil de ser alcançado.

Neste post, vamos explicar a importância de se aproveitar as oportunidades oferecidas pela internet e, em seguida, listaremos algumas dicas valiosas para fazer da sua estação uma rádio interessante. Ficou interessado? Continue a leitura!

Aproveite as oportunidades oferecidas pela internet

Atualmente, é difícil pensar em um negócio que funcione sem o auxílio da tecnologia. Vivemos em um mundo no qual a internet faz parte do cotidiano de um número muito grande de pessoas, que a utiliza tanto para o lazer quanto para trabalhar.

Na internet, as possibilidades de trazer melhores resultados a um empreendimento são imensas — o que não poderia ser diferente no caso das rádios e web rádios.

Aqui, não estamos falando do simples fato de que a conexão à rede é imprescindível para colocar uma rádio online no ar. É preciso considerar as oportunidades que a internet proporciona no sentido de captar e atrair mais ouvintes.

As redes sociais, por exemplo, são excelentes canais para colocar em prática ações de interação e engajamento com o público de uma rádio. Afinal, os ouvintes certamente estarão presentes em, pelo menos, uma delas.

Além disso, é possível utilizar os softwares disponíveis na internet para otimizar o funcionamento de sua rádio, mantendo a programação sempre no ar para o público. Interessante, não?

Separamos, no próximo tópico, algumas ações que tornam sua estação mais atrativa para os ouvintes. Vamos lá?

Veja o que fazer para tornar uma rádio interessante

Invista no relacionamento via redes sociais

Para tornar uma rádio mais interessante para o público, ele precisa sentir que, de alguma forma, faz parte daquela estação.

Nesse contexto, quando se abre um canal de comunicação com o ouvinte por meio das redes sociais, ele poderá enviar sugestões de pauta, dicas ou pedidos de música, atuando ativamente em sua programação. Além disso, é possível participar de promoções, por exemplo.

Contudo, lembre-se de que tudo deverá funcionar como uma via de mão dupla. Se você não responder às mensagens e criar interações com o público, a estratégia dificilmente cumprirá seu objetivo.

Por fim, você pode (e deve!) utilizar as redes para publicar conteúdos relevantes para os seguidores. Essas pessoas compartilharão suas postagens e estarão sempre de olho nas páginas de sua rádio.

Trabalhe com o broadcast online

Trabalhar com o broadcast online (ou seja: transmitir a programação de sua rádio via internet) é, definitivamente, algo que conta muitos pontos com o ouvinte.

Para as estações online, isso já é uma realidade. Contudo, quando falamos daquelas tradicionais, é preciso lembrar que não estamos a todo o tempo perto de um aparelho de rádio, mas temos sempre dispositivos com acesso à internet disponíveis, certo?

Dessa forma, você não só tornará a estação mais interessante para os ouvintes — afinal, muitas pessoas gostam de escutar rádio online enquanto realizam outras tarefas —, como também ampliará o alcance de sua programação.

Além disso, como mencionamos, existem softwares capazes de manter a programação de sua rádio 24 horas por dia no ar na internet. Eles oferecem todo o suporte necessário para que você possa ficar livre de eventuais preocupações.

Aposte nos fatores “suspense” e “surpresa” durante a programação

Essa não é uma estratégia exclusiva das rádios. A televisão, os filmes, os seriados, os livros e muitos outros meios também fazem uso de gatilhos mentais, capazes de gerar sensações de suspense e surpresa.

Sabe quando você está assistindo a um noticiário e o apresentador deixa aquela notícia mais polêmica para o final, falando aos poucos sobre ela ao longo do programa e fazendo com que o telespectador permaneça ligado no canal? É sobre isso que estamos falando!

Saiba envolver o público no decorrer da programação, despertando nele a vontade de continuar sintonizado à estação. Para tanto, durante a narrativa, uma boa dica é pausar um assunto que está rendendo e continuar o caso um pouco depois, mantendo o ouvinte interessado.

O mesmo vale para o fator surpresa — contudo, lembre-se de que não adianta contar uma história cujo final seja evidente. É preciso saber fugir do óbvio e criar momentos inesperados, que vão surpreender a audiência. Além disso, saber usar esses gatilhos com moderação é fundamental para não frustrar seu público.

Realize sorteios e promoções

Sorteios e promoções são ótimas estratégias para atrair, motivar e até mesmo fidelizar ouvintes. Portanto, sinta-se livre para usá-las e tornar sua rádio interessante! Dessa forma, seu público ficará sempre atento à programação para não perder a oportunidade de participar e de concorrer aos prêmios.

Para isso, não pense que será preciso investir em brindes que vão além do orçamento ou em entradas para eventos caros. Contudo, é necessário pensar em prêmios que, de fato, tenham a ver com seu tipo de público — sortear um bilhete para um evento de moda em uma rádio esportiva, por exemplo, não parece fazer muito sentido, não é mesmo?

Além disso, não se esqueça de fazer a devida divulgação das promoções no site, no blog e nas redes sociais da estação. Isso ajudará a torná-la atraente para um número ainda maior de pessoas!

Como você pode perceber, tornar sua rádio interessante não é uma tarefa tão difícil quanto se possa imaginar. Colocando em prática as dicas levantadas ao longo do artigo, tenha a certeza de que sua programação não só conquistará novos ouvintes, mas também fará daqueles que já acompanham a estação uma audiência colaboradora e fiel.

Se ainda restou alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco. Vamos adorar conversar com você a apresentá-lo às soluções que temos para sua rádio. Até a próxima!

Ter sua própria web rádio significa que você terá o controle total de sua rádio. No entanto, esse controle traz diversas responsabilidades. Fazer transmissões ao vivo, criar listas de músicas para transmissões ao vivo ou Auto DJ, manter conteúdo atualizado, formar uma audiência, entre várias outras responsabilidades.

Fonte: maxcast.com.br

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