Programação de sucesso

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Programação de sucesso

Programação de sucesso

Para se ter uma programação de sucesso é preciso de uma linguagem deve bem pensada e simples, além de uma voz bela. Portanto, mesmo usando a fala, a escrita precisa existir. Por isso um roteiro é indicado para o dia a dia da sua rádio.
Basicamente uma rádio é dividida por gêneros: musical, variedade, popular, informativo, esportivo e humorístico.

 

Mas, como saber qual tipo de gênero diz mais aos meus ouvintes? É preciso abordar todos eles? Não é necessário ter todos os gêneros na sua rádio. Você pode definir o que quer passar e quais os gêneros abordar.

Separamos três itens que são muito importantes para se ter uma programação de sucesso:

1- Segmentação  (conhecer o seu ouvinte):Conhecer e entender seu público-alvo é um dos fatores relevantes para alavancar sua rádio. Além de melhorar a audiência, a programação passa a ser toda pensada e organizada de acordo com as preferências e características de seus ouvintes, gerando maior fidelização.

Tenha bate-papo com seus ouvintes. Abra votações, interações. Utilize seu site, suas redes sociais. Dessa forma, é possível identificar a faixa etária do seu público, sexo, classe econômica, se eles acessam pelo streaming no site ou app.

Saber compreender o público-alvo irá te ajudar a produzir a programação de sucesso na sua web rádio. Sabendo onde está o seu público, você consegue gerar maior engajamento. Entenderá exatamente qual melhor horário para colocar aquele programete de humor, horóscopo, as músicas mais pedidas. Você fala diretamente com o público daquela região. A partir daí, os ouvintes perceberão que o bloco musical e os assuntos estão voltados para eles.

2- Intervenções: Além de uma programação musical, porque não colocar umas intervenções para seus ouvintes? Por exemplo:

# Programetes: pequenos áudios que enriquecem sua web rádio; de humor, notícia, horóscopo, entre outros;
# Vinhetas: são jingles que destacam o programa, a rádio, ouvintes, entre outros;
# Hora Certa: é um recurso no AutoDJ que você pode acrescentar no intervalo das músicas, para informar a hora exata, diariamente.

Além dessas intervenções, fazer entrevistas e bate-papo também é uma boa pedida, desde que não sejam longas.

3- Músicas: Após ter definido seu público, agora é a hora de dar aos seus ouvintes uma programação de qualidade. Uma das maneiras de saber por onde seguir, musicalmente falando, é interagir com seus ouvintes. Por meio do seu site, pedidos de músicas, aplicativo, redes sociais é possível conhecer melhor seus ouvintes e identificar onde você pode incrementar, melhorar ou apenas incluir mais canções.

Então é isso, seguindo esses itens em sua programação irá aumentar a sua audiência, fidelizar seus ouvintes e adquirir mais anunciantes. Além de deixar a sua programação mais coerente e direcionada.

O sucesso depende de cada pessoa, faça a diferença, até mais em breve.

Deixe uma resposta

Comunidade