fbpx
CARREGANDO

Escreva para pesquisar

Quanto é preciso investir para ter uma rádio?

Compartilhar

Quem não é apaixonado por rádio, não é mesmo? Fomos criados com o som do aparelho sendo a trilha sonora da nossa vida. Ouvir a estação favorita pelas manhãs ou ligar o som do carro na frequência preferida durante o caminho até o trabalho já faz parte de uma rotina adquirida com o tempo.

Não é novidade que para conseguir uma boa transmissão na sua rádio é preciso investir em estrutura e equipamentos de qualidade. Mas é difícil começar do zero sem possuir um conhecimento básico sobre o valor necessário a esse investimento. Pensando nisso, mostramos aqui os materiais essenciais para iniciar o seu projeto. Acompanhe!

A rádio vai acabar?

Com o passar dos anos, muitos meios de comunicação foram se renovando e evoluindo. Muito se falou sobre o fim das transmissões AM e FM por conta da aparição de outras plataformas, mas, mesmo com a concorrência, a rádio se manteve forte com a audiência.

Além do formato de rádio tradicional, a aparição de web rádios também ganhou importância nos últimos anos. A possibilidade de transmitir uma programação online facilitou a vida dos apaixonados por rádio e tanto ouvintes quanto radialistas se beneficiaram desse avanço da tecnologia.

Quanto é necessário investir?

Para montar uma rádio tradicional, nos formatos AM e FM, ou por meio de plataformas online, são necessários investimentos em estrutura e equipamentos para produzir uma programação relevante e com transmissões de qualidade.

Para ajudar você a estruturar a sua estação de sucesso, separamos quais são os equipamentos indispensáveis na hora de começar a sua rádio, apresentando uma ideia do valor necessário para o seu investimento inicial.

Alguns dos itens fundamentais para montar uma rádio tradicional são diferentes dos instrumentos utilizados em uma web rádio, uma vez que transmitir a sua programação na internet não demanda tantos equipamentos ou grandes estruturas como ocorre na transmissão FM ou AM.

Conheça agora quais são os itens determinantes para começar a investir em uma transmissão comum ou online.

Computador

Computador com um desempenho rápido e ágil é o ideal para suprir a necessidade de instalação dos programas primordiais para a criação de toda a programação de uma estação. É por meio dessa máquina que basicamente todas as funções serão desenvolvidas com softwares de transmissão, principalmente se for uma web rádio.

Microfone

Para evitar ruídos durante a transmissão, a utilização de um microfone de qualidade é recomendável. Existem dois modelos mais usados: os dinâmicos que são mais recomendados para estúdios de rádio, porque são menos sensíveis a ruídos externos, e os microfones condensadores, que são extremamente sensíveis a ruídos externos e precisam ser utilizados em ambientes acusticamente tratados.

Fones de ouvido

Fones de ouvido com cancelamento de ruído são os ideais para radialistas, alguns modelos são capazes de isolar completamente o som exterior sem a necessidade de aumentar todo o volume para ouvir a transmissão.

Servidor

Web rádios exigem a utilização de um servidor para a sua transmissão. Existem inúmeras opções de plataformas que oferecem esse tipo de serviço, com todo o suporte necessário para que a sua rádio online seja excelente. Pesquisar as melhores opções e adquirir o serviço que oferecer o melhor custo-benefício para o seu bolso é o ideal.

Mesa de som

Uma mesa de som é necessária em caso de rádios tradicionais, ela é a base de toda a formação de uma estrutura para a transmissão no modo tradicional. Esse equipamento é utilizado para conectar todos os outros. Ligando o computador central com as fontes de som, microfone e linha telefônica, para receber ligações ao vivo.

Internet de alta velocidade

A internet precisa ser de alta velocidade. Esse item é essencial e não pode ficar de fora na hora de começar a sua rádio tradicional ou online. Ambas estruturas demandam acessos e downloads rápidos para manter a programação funcionando corretamente. Para a web rádio, a internet rápida se torna indispensável para que a transmissão seja realizada corretamente.

Alvará de funcionamento

Uma rádio comum não poderá ser estruturada dentro da sua casa, porque é necessário um alvará de funcionamento antes de colocar o seu conteúdo no ar. Em vista disso, é necessário encontrar um local com o espaço adequado e adaptado para receber a estrutura de equipamentos exigidos, dando preferência a lugares onde a torre de transmissão funcione adequadamente. Dessa forma o alvará será liberado sem maiores problemas.

Transmissor homologado

Transmissor homologado pela Anatel e antena para as rádios tradicionais.

Com a lista de equipamentos que separamos acima é possível ter uma ideia do valor de investimento necessário para possuir a sua própria rádio. Não é possível estipular um valor definitivo de quanto deverá ser investido, porque esse número dependerá da estrutura e qualidade dos equipamentos adquiridos.

Qualquer pessoa pode começar o projeto de montar uma rádio, independentemente do valor disponível para investir, o mais importante é a qualidade do conteúdo produzido e a paixão pelo trabalho. Isso é o essencial para conquistar a atenção de ouvintes e começar a gerar lucros a partir da grade de programação definida.

Rádio tradicional ou web rádio?

Não se pode definir qual formato de rádio é o melhor ou possui maior sucesso. No entanto, é possível afirmar que existem diferenças entre as rádios tradicionais e as web rádios. A transmissão online demanda aquisições de menor custo e é mais fácil de estruturar pois não exige alvará, endereço comercial, torres de transmissão, antenas e sintonizadores.

Hoje em dia, o ouvinte prioriza o conteúdo que está disponível para ser consumido durante o dia todo e em qualquer lugar, por isso web rádios estão em um crescimento constante no gosto do público.

Além de chamar a atenção de novos públicos, as web rádios estão ganhando os corações dos anunciantes.

Segundo estudos realizados pela TargetSpot, os consumidores que costumam ouvir as transmissões online estão mais suscetíveis a repassar e-mails recomendando as estações. Compartilhar e divulgar links em suas redes sociais, se tornar fãs de produtos que encontraram clicando em alguma publicidade realizada no site da estação.

Com transmissões online de qualidade e em tempo real, playlists com músicas selecionadas exclusivamente para garantir a atenção do público-alvo. Informações relevantes para sua persona, as chances de conquistar e fidelizar uma audiência na internet são muito maiores do que com as rádios comuns.

Começar um projeto não é uma tarefa simples, por isso é importante contar com o suporte de profissionais capacitados e preparados para oferecer o auxílio necessário durante toda estruturação, programação e transmissão da sua rádio.

Fonte: https://maxcast.com.br

Tags::

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Próximo