Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Respiração

RespiraçãoSerá que sabemos respirar corretamente? As pessoas que trabalham com a voz precisam dominar uma técnica bem mais apurada de respiração . Estamos acostumadas a inspirar inflando de ar apenas a parte superior dos pulmões. Deixando de aproveitar melhor a capacidade dos foles pulmonares. Por conseqüência, a produção do som fica sensivelmente prejudicada, uma vez que, é o ar emitido sobre as pregas vocais, que as fazem vibrar produzindo o som , que ressoa em nosso tórax e crânio, dando um timbre especial e único para cada pessoa .

Quando estamos fazendo locução, devemos ter total controle da respiração. De acordo com o texto, você vai precisar de mais, ou menos quantidade de ar para realizar a leitura, onde com certeza encontrará frases curtas, e frases longas que devem ser feitas num só fôlego.

Durante a locução ou canto, a respiração deve ser feita da seguinte forma:
  • ·Encha os pulmões de ar, de preferência pelo nariz, principalmente em ambientes abertos ou frios. Faça-o dilatando o diafragma para baixo, de modo que sua barriga pareça encher-se de ar.
    ·Você notará que a parte superior dos seus pulmões, também se inflará, porém de forma correta. Ou seja, somente no final de sua inspiração. Isto quer dizer, que você conseguiu inflar todo o seu pulmão.
    É claro que você não vai fazer nenhum mergulho em profundidade. Entretanto, é necessário que as pessoas que trabalham com a voz, dominem esta técnica. Dosando a quantidade de ar a ser inspirado, de acordo com a frase a ser lida ou cantada.

ÁREAS DE RESSONÂNCIA – São as regiões ocas do nosso corpo onde o som se amplifica. As principais são: pulmões (ressoa notas graves e médias) e cabeça (ressoa notas agudas pela região nasal).
É importante lembrar que todo o aparelho respiratório serve como ressonância para os sons, e para manter uma voz sempre brilhante e jovem, devemos buscar as ressonâncias da face.

Então pessoal, essa foi mais uma da nossa série do Manual do Locutor, te aguardo na próxima postagem hein!

 

Serviços de Streaming personalizados >> https://igrsistemas.com.br

Deixe uma resposta