Views:
18

 

Técnica de leitura
Técnica de leitura

Primeiramente o locutor deve entender o que está lendo, assimilar totalmente a ideia do redator, convencer-se e acreditar no que lê. Ora se você não acredita no que lê, como acreditarão no que ouvem.

Ao ler um texto, observe pontos a serem destacados. Ou seja, palavras que receberão durante a leitura uma interpretação bem mais rebuscada. Para identificar as palavras as serem destacadas, o locutor precisa ter sensibilidade. Lembre-se que na maioria das vezes, o locutor fala em off (sem aparecer no vídeo). Sem o reforço da imagem e das expressões da face, você terá que ser bem mais convincente, e dominar totalmente a arte da locução. Por incrível que pareça, os locutores de TV, quase sempre gravam offs, sem ver as imagens que serão usadas, ou mesmo a trilha sonora que servirá como fundo musical do comercial, chamada ou documentário. Neste caso, o locutor deve estar muito bem afinado com sua equipe.

O que preciso saber?

É fundamental antes de gravar ter uma conversa prévia com o redator, sobre o conteúdo do texto a ser lido. Nesta conversa tire todas as suas dúvidas, repasse a pronúncia de nomes ou palavras em outro idioma. Tire suas dúvidas com relação ao clima da sua locução. Se o texto tiver um conteúdo alegre, sua locução dever ser bem para cima. Se for tenso, sua locução deve estar de acordo, uma leitura séria, com um tom maduro. Claro que ao ler previamente o texto, você já terá ideia da emoção que deverá predominar em sua locução. Acontece que nem sempre o locutor lerá grandes textos.

Às vezes você lerá apenas um título, ou uma assinatura de comercial ou chamada para televisão . Principalmente neste caso, é fundamental aquele bate papo com o seu redator.

Enfim; leia o texto, e sublinhe as palavras a serem destacadas durante a locução . Você não deve valorizar todas as palavras do texto ao ser lido, desta forma ele perderá o sentido.

” Quem não lê, mal fala, mal ouve e mal vê.”

Então é isso, até a próxima.

Comentários

Comentários


Lilian Lima

Lilian Lima, 37 anos, casada, editora na empresa IGRSysten.

1 comentário

Vanderley · 30 de maio de 2018 às 17:02

Verdade nosso cérebro gravá aquilo que lemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem cotas!

No momento estamos sem cotas para contas grátis!
Quer ser avisado quando abrir novas cotas?
Inscreva-se informando os dados a baixo, outra chance como essa só daqui a 7 dias!
INSCREVA-SE
Fechar