
Técnicas – Matérias ( Flash )
Ao Elaborar uma matéria em forma de flash (1) ou boletim (2) observe:
- Observe as condições do local escolhido para dar a matéria. Cuidado com locais com muita circulação de pessoas, os ruídos e as interrupções podem prejudicar sua concentração e o raciocínio durante a transmissão;
- Certifique-se do tempo de sua entrada no ar. Caso haja alguém para ser entrevistado, mantenha-o informado do tempo também.
Seja conciso e direto no relato das informações, mesmo porque seu objetivo é informar e não opinar.
As matérias não devem ultrapassar um minuto no FM. Já no AM conforme a segmentação da emissora (rádio jornalismo, prestação de serviço ou entretenimento) o repórter dispõe do dobro do tempo, devido ao maior espaço dado para a notícia dentro da programação.
- Jamais passe o microfone para as mãos do entrevistado – seja a figura dominante durante a entrevista.
- Mantenha sua participação no ar num ritmo vibrante e dinâmico.
- Faça um boletim com objetividade e clareza, procurando deixá-lo dentro da linguagem do rádio, cuidando ainda para que a síntese não prejudique a nitidez.
- Em matérias com a participação de outras pessoas, faça perguntas diretas e peça ao entrevistado respostas concisas também.
- Certifique-se que os detalhes técnicos da transmissão estejam em ordem. Faça os devidos testes para certificar-se disto.
- Geralmente o locutor no boletim se reporta a uma central da emissora ou ao próprio locutor no estúdio. Um check-in deverá ser feito antes da entrada do repórter no ar, através do retorno.
- Em matérias que envolvam a entrada de ouvintes observe: vocabulário, dicção, articulação e pronúncia, bem como, o assunto a ser abordado pelos mesmos.
- Não esquecer das deixas e ganchos com o locutor no estúdio, evitando com isto possíveis buracos ou espaçamentos entre as passagens dentro do programa.
Para que possamos entender um pouco mais…
- Flash – Rápida informação sobre um fato, dado pelo repórter.
- Boletim – Breve informativo transmitido pelo próprio repórter sobre assunto abordado em entrevista, ou baseado em informações que não foram gravadas. Num boletim o repórter poderá ainda, fazer uso da mobilidade do rádio para descrever o ambiente ou até mesmo o estado de espírito das pessoas entrevistadas.
Então é isso pessoal, te aguardo na próxima postagem Técnicas – Entrevistas