Tipos de vozes


Tipos de vozes

Existem muitos tipos de vozes, cada qual em seu lugar. Você sabe qual é o seu tipo de voz ?

Qual seria enfim a voz mais adequada para cada tipo de locução?
Quando falamos ou pensamos em um locutor, temos em mente alguém com voz grave e de timbre forte.
Todavia este conceito de um modo geral está um pouco ultrapassado. Repare que os grandes locutores de rádio e TV, buscam se aproximar cada vez mais do ouvinte, ou telespectador. Usando uma linguagem mais solta, descontraída, com um timbre de voz, que não impõe aquele tom autoritário e infalível. Dos antigos locutores, que carregavam nos “R” e “S” em suas locuções. É claro que não quero dizer com isso que uma voz grave, aveludada, bem timbrada, não tenha seu valor. Ao contrário, a voz grave ainda hoje é muito procurada. Contudo para determinados trabalhos, as vozes no tom médio são mais adequadas. Soam mais simpáticas, e jovens.

Por exemplo: anúncios de refrigerantes, chamadas de programas esportivos, programas de rádio para jovens, anúncios de material esportivo, ou qualquer produto voltado para o público jovem.
A voz de timbre grave, é mais própria para anúncios que necessitem de um tom mais sóbrio, que passe credibilidade, maturidade.

Por exemplo: Campanhas do Governo ou políticas, Anúncios de Instituições Financeiras, Campanhas de conscientização da população, anúncios de quaisquer produtos voltados a um público adulto ou de melhor poder aquisitivo.

Classificação Vocal

Você já fez algum teste, para saber qual a sua classificação vocal, qual é o seu tipo de voz? Não podemos esquecer, que para adolescentes, não há como definir isso, pois a voz ainda está em formação.
Caso não, vamos descobrir agora. Existe uma classificação para as vozes masculinas e femininas, indo da mais aguda à mais grave.

# Mulheres #

Soprano (voz mais aguda/clara)

Mezzo-Soprano (mezzo quer dizer meio e é a voz intermediária, entre soprano e contralto)

Contralto (voz mais grave/escura).

# Homens #

Tenor (voz mais aguda/clara)

Barítono (voz intermediária entre Tenor e Baixo)

Baixo (voz mais grave/escura, com mais peso).

E então, conseguiu achar sua voz? Espero que tenha ajudado, até a próxima!

1 pensamento sobre “Tipos de vozes”

Deixe uma resposta