Será que sabemos respirar corretamente? As pessoas que trabalham com a voz precisam dominar uma técnica bem mais apurada de respiração . Estamos acostumadas a inspirar inflando de ar apenas a parte superior dos pulmões. Deixando de aproveitar melhor a capacidade dos foles pulmonares. Por conseqüência, a produção do som fica sensivelmente prejudicada, uma vez que, é o ar emitido sobre as pregas vocais, que as fazem vibrar produzindo o som , que ressoa em nosso tórax e crânio, dando um timbre especial e único para cada pessoa .
Quando estamos fazendo locução, devemos ter total controle da respiração. De acordo com o texto, você vai precisar de mais, ou menos quantidade de ar para realizar a leitura, onde com certeza encontrará frases curtas, e frases longas que devem ser feitas num só fôlego.
ÁREAS DE RESSONÂNCIA – São as regiões ocas do nosso corpo onde o som se amplifica. As principais são: pulmões (ressoa notas graves e médias) e cabeça (ressoa notas agudas pela região nasal).
É importante lembrar que todo o aparelho respiratório serve como ressonância para os sons, e para manter uma voz sempre brilhante e jovem, devemos buscar as ressonâncias da face.
Então pessoal, essa foi mais uma da nossa série do Manual do Locutor, te aguardo na próxima postagem hein!
Serviços de Streaming personalizados >> https://igrsistemas.com.br