Algumas pesquisas mostram que de todo conteúdo que entramos em contato diariamente, apenas 10% conseguimos nos lembrar, os 90% restante, são esquecidos logo depois que aprendemos.
Praticamente tudo que fazemos precisamos da memória, seja para resolver assuntos de trabalho ou até mesmo alguma atividade simples do dia a dia, como se lembrar de onde está sua pasta por exemplo.
Ter uma boa memória nos ajuda a reduzir o tempo que gastamos em atividades, além de nos proporcionar a resolução de problemas de uma forma mais rápida e criativa.
Preparamos algumas técnicas podem nos ajudar com isso:
Primeiro – Dormir bem
A fixação de informação acontece enquanto estamos dormindo. O sono ajuda a organizar as ideias e ensina à mente a resolver problemas.
Enquanto dormimos todo o conhecimento que adquirimos durante o dia, é processado pelo cérebro e armazenado em forma de memória permanente, conforme afirma um estudo desenvolvido pelo Americano Robert Stickgold para a Universidade de Harvard, portanto, dormir bem melhora sua capacidade de memorização.
Segundo – Fazer associações entre novas informações com conhecimentos já adquiridos
Ao fazer associações com coisas que já fazem parte do seu repertório, você tende a fixar melhor aquela nova informação.
A aprendizagem não é algo individual, ela faz parte de um procedimento inteiramente conectado, por isso a importância de fazer conexões com assuntos que já conhecemos, para facilitar sua lembrança mais tarde.
Terceiro – Revisar tudo que aprendeu no dia
Faça um resumão de tudo que foi aprendido, porém, com suas palavras.
A repetição leva a memorização, e esse é um dos motivos que nos levam a aprender facilmente uma música.
Sempre que terminar de ler algo importante, resuma para si mesmo o que compreendeu do texto, crie palavras chaves e se oriente a partir delas.
Esse tipo de exercício fará com que você questione aquilo que acabou de absorver e ainda irá lhe fará associar o conteúdo com assuntos que já sabe, conforme mencionado no item anterior.
Quarto – Cuidar da saúde
Preocupe-se com seu bem-estar físico e mental, a memória é diretamente influenciada pelas condições gerais do seu corpo e da sua mente, sejam elas positivas ou negativas.
A memória pode indicar que algo não está indo muito bem no organismo, no entanto, durma bem, tire tempo para lazer e tenha uma boa alimentação, com certeza fará diferença na sua capacidade de memorização.
Quando estamos cansados, sem foco, desatentos, é bem mais complicado para o nosso cérebro armazenar os conteúdos que gostaríamos de aprender.
Até a próxima!