Web rádio: A ferramenta essencial de marketing e gestão de marca

8 de junho de 2022

Usar recursos de áudio para se comunicar traz grandes benefícios para as empresas. Descubra como elas estão alcançando os clientes enquanto estabelecem sua identidade.

Não é nenhuma novidade dizer que o conteúdo de áudio vem crescendo. Em meio a tantos lockdowns que passamos na pandemia, houve um aumento no consumo de áudio. Seja rádio sob demanda, podcasts ou serviços de streaming.

Estamos percebendo a necessidade de dar um tempo nas telas (TV, computador, celular, etc), um descanso para os olhos, mas estamos muito felizes em continuar consumindo conteúdo para ouvir. Isso criou uma oportunidade de ouro para as empresas alcançarem os clientes por meio de áudio.

A forma como estamos ouvindo áudio também está mudando; muita gente tem usado alto-falantes inteligentes como a Alexa ou Google Home.

Os benefícios do rádio na loja para varejistas

Com certeza você já entrou em alguma grande loja varejista, como por exemplo de departamento de roupas tais como C&A, Renner ou Riachuelo, e deve ter notado uma rádio tocando ao fundo, não só com música, mas também falando sobre a loja, recitando o slogan, horário de funcionamento, falando sobre produtos e promoções relâmpago.

Estas rádios são chamadas rádio indoor ou rádio corporativa, e tem como objetivo criar uma comunicação interna mais eficiente, colocar um tipo de música que deixe o cliente “no clima” para comprar, interagir, dar recados importantes e muito mais. Todas estas estratégias aumentam e muito não só as vendas, como também criam um ambiente mais agradável onde o cliente permanece na loja por mais tempo e desenvolve um relacionamento muito mais intimista.

A rádio com sua identidade auditiva oferece consistência de marca. Cada loja terá o mesmo som, em vez de “correr riscos” com gosto musical variado (e às vezes duvidoso) da equipe da loja.

Obviamente a grande questão é que cada loja de cada ramo diferente vai criar uma identidade auditiva toda sua com base em “quem são seus clientes”.

Uma rádio dentro da sua loja tem o grande benefício de poder falar com seus clientes no ponto de venda. E isso permite comunicar com os clientes que não são muito ligados em mídias sociais (como Facebook e Instagram) ou publicidade tradicional, e inclusive fazer chamadas para os que curtem entrar em suas redes sociais.

Aqui usamos as lojas de departamento porque são mais conhecidas, é fácil você lembrar de já ter tido esta experiência, mas, aqui mesmo na Maxcast temos clientes de ramos variados usando estas estratégias de marketing auditivo, como por exemplo, rede de hotéis, supermercados e academias.

Marketing auditivo é pra você também

Não importa qual é o seu negócio! Com a mais absoluta certeza o consumo de áudio só vai aumentar, novas formas de consumir este produtos vão aparecer e outras como é o caso dos podcasts que já existiam, ficaram meio esquecidos e voltaram com força total, vão reaparecer. As pessoas trabalham ouvindo “alguma coisa”, usam para relaxar em seu período de descanso e já começam a comandar a casa e fazer compras via áudio. É muito natural que em um futuro próximo, você não construa apenas uma identidade visual (como por exemplo pedir a um designer para desenhar sua logomarca) mas também a auditiva.

FONTE: https://maxcast.com.br/

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